Eco Power: “SC tem um bom potencial eólico”
21/11/2008
Crustáceos comprovam impactos de compostos químicos liberados em sistemas de refrigeração e plásticos
21/11/2008

Eco Power: Preocupação com a água

A responsabilidade sobre os recursos hídricos deve partir de um projeto de gestão que englobe o plano diretor e a qualidade da água de cada cidade.

No entanto, onde o poder público não atua, parte da própria comunidade o exemplo de como proteger a água consumida. A discussão foi parte do painel Bacias Hidrográficas nas cidades – como vencer a guerra contra a poluição e o desperdício, do evento paralelo ao EcoPower, o EcoPolis. A professora Beate Frank, da Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb), coordena o projeto Piava de educação ambiental na Bacia do Rio Itajaí. A professora constatou que ao contrário do que se pensa, os problemas com água das grandes cidades não são gerados apenas na zona urbana, mas englobam toda a região.

Para o vice-presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH), Francisco José Lobato da Costa, a gestão da água deveria ser vista de forma casada com o ordenamento dos planos diretores.

Porém, enquanto os gestores públicos não tomam medidas para minimizar os impactos sobre os reservatórios de água, a solução deve partir de cada comunidade.

– Desenvolvemos ações de recuperação da mata capacitando pessoas dos municípios. O setor agrícola é o mais preocupado, pois sabe que, sem água, não produz. Nas grandes cidades, as pessoas não têm consciência de onde vem a água – explicou a professora.

(Tatyana Azevedo, DC, 21/11/2008)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *