Curso sobre Excelência no Atendimento
10/10/2008
Encontro com especialistas lança projeto do Caminho do Peabiru
10/10/2008

Unisul conquista o Prêmio Empresa Cidadã de 2008

Prêmio destaca projetos de responsabilidade social criados por empresas e organizações catarinenses ou desenvolvidas em Santa Catarina

Mais uma vez, a Unisul conquistou o Prêmio Empresa Cidadã, pela Associação de Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – ADVB/SC, com o case “As plantas medicinais como alternativa à fumicultura: Saúde e sustentabilidade na região de Tubarão”.

O objetivo do projeto é promover um arranjo produtivo local para produção sustentável de plantas medicinais que possam ser utilizados e incorporados à rede pública de saúde e servir como matéria-prima para a indústria farmacêutica de fitoterápicos.

O trabalho envolve os aspectos agronômicos das plantas contemplando a seleção do material genético, técnicas de cultivo, secagem, processamento, armazenamento e comercialização. O projeto está levando aos produtores regionais as técnicas desenvolvidas pela pesquisa na Unisul e na Epagri, fortalecendo o papel dinâmico que a universidade possui em distribuir o conhecimento aos acadêmicos e a população.

A pesquisa aconteceu em três etapas, todas com a participação de professores de diferentes áreas de atuação, de acadêmicos voluntários, bolsistas e de técnicos parceiros da Epagri.

A primeira etapa durou seis meses e foi um diagnóstico, com a finalidade de identificação dos agricultores que já produzem plantas medicinais e também dos possíveis novos produtores da região, através de visitas as propriedades dos agricultores e em parceria com os técnicos dos escritórios locais da Epagri.

A segunda ação foi a capacitação dos agricultores para a utilização sustentável dos recursos naturais da região e para o beneficiamento adequado da produção, através de seminários, reunião e visitas as propriedades.

A terceira e última etapa do programa foi o desenvolvimento de material técnico-educativo, que servirá para expor resultados já alcançados com o projeto e para a orientação técnica aos produtores. Foram desenvolvidos folders, cartilhas e boletins.

Em um ano e meio, o projeto já alcançou resultados importantes para Tubarão. Foram 17 produtores capacitados para a produção de plantas medicinais que possuem demanda pelas indústrias farmacêuticas da região. Outro resultado significativo do projeto foi à formação de oito acadêmicos da universidade, que já conheciam a realidade do problema e que, com isso, ficaram muito mais capacitados para atender as exigências e as necessidades.

Nos próximos dois anos a meta do projeto é atingir 50 hectares de área cultivada, ampliar o cultivo para cinco espécies de plantas medicinais, gerar uma produção capaz de atender a demanda industrial da região e realizar acordo com mais duas empresas farmacêuticas.

Essa não foi a primeira vez que a Unisul ganhou o prêmio. Em outras edições a instituição já foi reconhecida como Empresa Cidadã.

O evento de entrega de premiação está previsto para o dia 23 de outubro na Sociedade Cultura Artística (Scar), em Jaraguá do Sul.

(Unisul, 10/10/2008)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *