Intelbras leva soluções integradas para Futurecom 2008
14/10/2008
A Tecnologia, o Consumismo e seus Impactos Sócio-ambientais
14/10/2008

UFSC desenvolve projeto pioneiro no Brasil na área de controle de tráfego em tempo real

Diferencial: visão global da malha viária
Criar um sistema de controle de tráfego que facilite o fluxo de veículos, diminuindo congestionamentos e o tempo de espera em semáforos é um desafio para as cidades. Para colaborar com soluções para esta problemática, há mais de oito anos um grupo de pesquisa do Departamento de Automação e Sistemas da UFSC trabalha em um projeto pioneiro no Brasil, desenvolvendo tecnologias capazes de controlar o trânsito em tempo real.

O Projeto de Controle de Tráfego por Área em Tempo Real (Contreal), coordenado pelo professor Werner Kraus Junior, criou softwares que adaptam os semáforos ao fluxo de veículos de forma automática e instantânea, com base na medição do tráfego feita por sensores instalados nas vias. O sistema evita retenções desnecessárias, proporcionando economia de combustível e tempo, e ajusta-se de forma autônoma a situações inesperadas, como acidentes de trânsito.

De acordo com o professor, o controle em tempo real surge como uma alternativa ao sistema de planos fixos, em que os tempos dos semáforos são programados de acordo com a hora do dia, com base em contagens manuais do tráfego. Esta solução tradicional, segundo Werner, limita o desempenho da operação viária, já que as condições de trânsito não dependem somente do horário, mas também de fatores como o crescimento da frota e condições meteorológicas, acidentes e eventos – situações que não são previstas nos planos. Além disso, os dados obtidos nas contagens se tornam obsoletos com o tempo, sendo necessárias constantes atualizações.

Parcerias

A UFSC é única universidade do Brasil a possuir um núcleo de pesquisa que atua ao mesmo tempo no desenvolvimento de técnicas de controle, equipamentos e centrais de tráfego. O impulso inicial foi dado no ano 2000, quando Werner Kraus firmou parceria com a Brascontrol, empresa brasileira que desde 1992 atua na área de controle de tráfego, fabricando equipamentos como radares, lombadas eletrônicas e controladores de trânsito.

Vislumbrando a possibilidade de colocar em prática o conhecimento adquirido a partir de estudos teóricos feitos na universidade sobre planos para os semáforos em tempo real, o acordo propôs o desenvolvimento de tecnologias capazes de serem implementadas em grandes cidades, perspectiva também de forte interesse para a Brascontrol. “Ter um controle em tempo real é o sonho de toda empresa que trabalha com trânsito”, diz Waldir José Nobre, diretor da companhia.

Por conta dessa parceria, os estudos sobre sistemas de controle de tráfego no Departamento de Automação e Sistemas cresceram consideravelmente. Até este ano, foram desenvolvidas seis dissertações, duas teses e mais de 15 trabalhos de iniciação científica relacionados ao tema. Atualmente fazem parte do projeto cinco professores, dois engenheiros, cinco alunos de graduação, um mestrando e dois doutorandos.

Um marco para o projeto foi o ano de 2004, quando o núcleo de pesquisa fez contato com o professor Markos Papageorgiou, renomado pesquisador da Universidade Tecnológica de Creta (Grécia) na área de controle de tráfego em tempo real. No ano seguinte, um convênio firmado com o especialista forneceu ao grupo da UFSC fundamentos teóricos para definir a linha conceitual do trabalho, além de um software que foi incorporado ao sistema brasileiro.

A abordagem usada pelo grupo leva em conta uma visão global da malha viária. Com base em medições de sensores de toda uma região de tráfego, o sistema é capaz de decidir qual ação deve ser tomada em cada cruzamento. “Essa proposta de controle simplifica o tratamento dado às medições do trânsito, tornando mais robustas as decisões de controle em face de problemas isolados de detectores de veículos”, explica Werner.

Segundo o professor, uma importante modificação desenvolvida na UFSC em relação ao estudo original de Markos Papageorgiou foi a inclusão das “ondas verdes” no método de controle. O sistema permite à central especificar quais corredores arteriais terão sincronismo máximo para a passagem de pelotões de veículos. “O método resultante é o único no mundo que calcula em tempo real as melhores ondas verdes para uma dada situação de tráfego”, afirma.

Os benefícios são medidos em relação à eficácia na diminuição do tempo de viagem dos motoristas. O controle em tempo real reduz entre 15% e 20% o atraso e o número de paradas dos veículos, em comparação com sistemas de planos fixos bem ajustados. “Como existem muitas situações em que os planos fixos não estão programados de acordo com as reais necessidades do trânsito local, esperamos ganhos ainda maiores com a implantação do tempo real”, adianta Werner.

Mais uma vantagem do projeto é seu baixo custo. O pesquisador afirma que a comunicação entre controladores e central, feita via celular, é mais econômica, pois o uso da tecnologia GPRS/GSM tem custo de implantação e manutenção menor do que o uso de infra-estrutura de fios e cabos para comunicação entre modens convencionais.

Entenda o funcionamento do Sistema Contreal

-No pavimento das vias são colocados sensores capazes de contar o número de veículos em trânsito.
-Esses sensores contêm um circuito eletrônico, o “detector eletrônico”, que tem sua freqüência de ressonância alterada na presença de veículos, devido à massa metálica destes.
– Os dados de contagens de tráfego são enviados à central de controle a cada ciclo semafórico, que dura de um a dois minutos.
-Com os dados do tráfego, a central calcula em tempo real os tempos semafóricos para a região controlada.
– A comunicação entre controladores e central é feita via celular, usando a tecnologia GPRS/GSM.

Implantação em Macaé

A instalação do Sistema Contreal na cidade de Macaé, RJ, prevista para ser concluída até o fim do ano, é resultado de um Termo de Cooperação Técnica firmado entre a Macaé Trânsito e Transporte (Mactran) e a Fundação de Amparo a Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu). Serão 38 cruzamentos controlados em tempo real e 13 em tempo fixo – estes também com comunicação direta com a central para monitoração de equipamentos e do tráfego. Todos os 51 controladores já foram implantados, faltando apenas a instalação dos detectores eletrônicos.

Com um fluxo de cerca de 60 mil veículos por dia e uma média de 450 emplacamentos mensais, Macaé enfrenta hoje problemas advindos do crescimento trazido pela indústria do petróleo. De acordo com o prefeito Riverton Mussi, a malha viária é desproporcional ao tamanho da cidade e às suas ruas. “A implantação do Centro de Controle vai ajudar a solucionar a questão dos engarrafamentos, que hoje infelizmente são comuns aqui.”,afirma.

A escolha da cidade-teste foi facilitada pelo fato de a Brascontrol já possuir equipamentos instalados em diversos cruzamentos, sendo necessária somente a atualização do software para o módulo em tempo real. Será o primeiro município de médio porte a possuir este método de controle, o que só foi possível graças ao baixo custo da tecnologia criada pela UFSC. “O sistema utilizado em grandes cidades como São Paulo, Fortaleza e Belo Horizonte é muito caro, pois utiliza tecnologia importada” – diz Werner.

O professor afirma ainda que, em função de contatos mantidos com o corpo técnico do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf), existe a possibilidade de implantação do projeto da UFSC na capital catarinense, para o controle dos semáforos da Via Expressa Sul. “É um desejo nosso contribuir para melhorar o trânsito de Florianópolis com os resultados desse trabalho, mas no momento os esforços estão concentrados na instalação em Macaé”.

Segundo Werner, o sistema Contreal pode contribuir para diminuir engarrafamentos na Capital, mas a melhora efetiva do trânsito vai além: “envolve também a melhora do transporte coletivo. Nosso sistema tem uma boa resposta aos congestionamentos parciais, mas se a saturação das vias é generalizada, não há muito a ser feito”, diz.

Mais informações com o professor Werner Kraus, fone 48 3721 7685 / e-mail: werner@das.ufsc.br

(Isis Martins Dassow, Agecom, 14/10/2008)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *