Dança contemporânea é atração no intervalo das aulas
08/10/2008
TCE participa do Dia Municipal do Cidadão da Paz
09/10/2008

Sexta no Jardim lembra uma década sem Zininho

Homenagear o poeta catarinense Zininho nos dez anos do seu falecimento é a proposta da próxima atração do projeto Sexta no Jardim, promovido pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC). O espetáculo Dez anos sem Zininho será realizado no dia 10 de outubro, às 18 horas, e terá apresentação do grupo Orquestra de Dança Quebra com Jeito e tem entrada franca. Como em todas as outras edições, ocorrerá no jardim do Palácio Cruz e Sousa, no Centro de Florianópolis.

Os músicos convidados são Denise Castro, cantora, pianista, compositora e arranjadora do show, Sílvia Beraldo, instrumentista, compositora, arranjadora e fundadora do grupo, Alexandre Vicente, baixista, e Victor Bub, bateirista. A Orquestra de Dança Quebra com Jeito foi formada na década de 70, para acompanhar Neide Mariarrosa, principal intérprete da obra de Zininho, em seus shows pelo estado. Além de marcar a data, o evento objetiva levar à população a música e o repertório do poeta que demarcou em versos e canções seu amor por Florianópolis. A música “Rancho de Amor à Ilha”, por exemplo, já é um dos hinos clássicos da cidade.

Claudio Alvim Barbosa, o Zininho, foi um compositor de música popular que dedicou a vida à música. Nascido na localidade de Três Riachos, viveu no Largo 13 de Maio, atual Praça Tancredo Neves, vizinho do antigo casario da rua Menino Deus e do Hospital de Caridade, e no Bairro do Estreito, na adolescência. Desde jovem foi atraído por atividades radiofônicas, e chegou a trabalhar nas rádios Diário da Manhã e Guarujá, onde fez de tudo um pouco: cantor, rádio-ator, sonoplasta, técnico de som e produtor.

Na época de ouro do rádio, nas décadas de 40 a 60, compôs mais de cem músicas, de marchinha a samba-canção, com destaque para A Rosa e o Jasmim, Quem é que não chora e Princesinha da Ilha. Mesmo com o declínio do meio, continuou a gravar. O Rancho de Amor à Ilha, a mais famosa de suas canções, venceu um concurso de marchinhas promovido pela Prefeitura de Florianópolis em 1965, e foi transformada em hino oficial da cidade de Florianópolis alguns anos depois, com o projeto de lei do então vereador Waldemar Joaquim da Silva Filho, conhecido como Caruso.

O QUÊ: Projeto “Sexta no Jardim”, com o espetáculo Dez anos sem Zininho. QUANDO: sexta-feira (10), às 18h. ONDE: Jardins do Palácio Cruz e Sousa (em caso de chuva a apresentação será transferida para o interior do Museu Histórico de Santa Catarina), Praça 15 de Novembro, Centro, Florianópolis, fone: (48) 3028-8091. QUANTO: gratuito.

(FCC, 08/10/2008)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *