Audiência pública trata de rio poluído
15/10/2008
Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente
15/10/2008

Um acerto de procedimentos deve trazer mais rigor a pessoas pegas pescando na Reserva Marinha do Arvoredo. Os envolvidos na pesca irregular podem ser presos em flagrante, tornando mais forte o efeito da prisão. As embarcações grandes também podem não ficar mais sob os cuidados dos proprietários como fiéis depositários, como geralmente acontece.

O Instituto Chico Mendes de Preservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Polícia Federal devem trabalhar em conjunto para que a fiscalização tenha o amparo da repressão, evitando novos crimes. A partir de hoje, uma fiscalização semanal do ICMBio em dias alternados deve contar com a presença de dois policiais.

Constatada a pesca ilegal, os envolvidos devem ser presos imediatamente, ao contrário do que acontecia antes, quando os responsáveis pelo crime respondiam ao processo em liberdade. O acerto foi motivado pela reportagem da RBS TV, que acompanhou uma fiscalização e flagrou a pesca ilegal na reserva.

Agilidade da fiscalização deve aumentar flagrantes

Conforme o chefe da delegacia de repressão a crimes ambientais e ao patrimônio histórico, Raimundo Lopes Barbosa, também haverá o apoio do grupo de polícia marítima de Itajaí, que pode chegar em meia hora até o local dos flagrantes. As ações têm a intenção de diminuir a pesca na reserva. A primeira etapa do projeto deve ser implantada no próximo ano.

Mesmo com a frequência de apenas três vezes por semana, em 30% das fiscalizações são flagradas pescas irregulares, de acordo com o chefe da reserva biológica Marinha do Arvoredo, do ICMBio.

Conforme Barbosa, provocar dano à reserva é crime com pena de um a cinco anos de detenção, e pesca ilegal, de dois a oito anos. Unidades de conservação, como reservas biológicas e estações ecológicas, devem ter proteção integral. Seus entornos, incluindo porções marítimas, não podem ter qualquer tipo de intervenção humana.

– Sem autorização, ninguém pode sequer ingressar nessas áreas.

Na reserva, de 17,6 mil hectares, há 22 espécies ameaçadas de extinção. Ela abriga as ilhas do Arvoredo, Deserta e Galés, e é a única reserva biológica federal que contém remanescentes de mata atlântica em suas ilhas. Em 2007 e 2008 foram lavrados 17 autos de infração por pesca ilegal.

(Lilian Simioni, DC, 15/10/2008)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *