A volta dos pingüins
09/10/2008
A prevenção sobe o morro
09/10/2008

Origem do óleo não foi identificada

O desvio de rota dos pingüins aconteceu por causa de uma mancha de óleo derramada no meio do caminho dos animais. Buscas foram realizadas no Litoral do Estado para identificar o foco do derramamento, mas nada foi encontrado.

– Na América do Sul são comuns os derramamentos ilegais e, às vezes, eles não são nem acidentais. Os navios jogam no mar o óleo de motor usado e as aves migratórias encontram a mancha – disse a veterinária da organização internacional IFAW (International Fund for Animal Welfare), Valéria Ruoppolo.

Como os pingüins migram na borda da plataforma continental, a 200 quilômetros da costa, poucos sobrevivem, pois perdem a impermeabilização das penas e morrem de hipotermia. Nos dias da chegada do bando à Santa Catarina, estimou-se que cerca de 2 mil pingüins teriam morrido depois de encontrem a mancha de óleo.

A diferença entre a chegada e a liberação dos animais era visível. Manchados de óleo, desidratados e debilitados fisicamente, os pingüins passavam maior parte do tempo deitados. Ontem, até três quilos mais gordos, nadaram em direção à corrente marinha que leva para o sul, mais especificamente para a Patagônia, na Argentina.

Antes de caírem na água, todos os pingüins receberam uma identificação que os acompanhará para o resto da vida. Presos às asas, anéis metálicos guardam o número de identificação de cada um. Eles são armazenados no banco de dados do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e mostram o tratamento recebido pelo animal.

– Já tratei de um pingüim que sobreviveu a 10 derramamentos de petróleo. Com esse registro, podemos ter o retorno do nosso trabalho – comentou o veterinário do Centro de Reabilitação de Animais Marinhos, Rodolfo Pinto da Silva Filho.

(DC, 09/10/2008)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *