O débito ambiental
30/10/2008
Crescimento em meio à instabilidade
30/10/2008

Evento Brasileiro de Créditos Ambientais oferece 50% de inscrições para estudantes

Será realizado em Florianópolis, nos dias 3 e 4 de novembro, o III Evento Brasileiro de Créditos Ambientais. O encontro será realizado no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, reunindo experts em Mercado de Carbono, Sustentabilidade e Créditos non-CO2. O objetivo é demonstrar às empresas, instituições e profissionais de diversos ramos de atuação soluções para os problemas
ambientais. Estudantes podem fazer inscrição com 50% de desconto.

Instituições como Ministério das Relações Exteriores (MRE), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Itaipú Binacional, Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Instituto Nacional Pesquisas Especiais (INPE), Agência Nacional de Águas (ANA), Petrobras, Embrapa, Conselho Internacional paraIniciativas Ambientais Locais (ICLEI) e MAR Assessoria Ambiental e Internacional disponibilizaram profissionais especializados para compor o quadro de palestras. No grupo há profissionais técnicos que também compõem a comissão do Executive Board da ONU no Brasil.

Saiba Mais:

Palestras:
– Convenções da UNFCCC (Accra, Poznan e Copenhague) e seus impactos nos diversos Setores Brasileiros e Projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo”
Sérgio Barbosa Serra: Embaixador Extraordinário para a Mudança do Clima do Ministério das Relações Exteriores – MRE, atuante desde 2007 nas reuniões da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – CQNUMC / UNFCCC e do Protocolo de Quioto e em outros eventos, nacionais e internacionais, ligados ao tema.

– Financiamentos para Projetos de Créditos de Carbono (MDL) na Indústria, de Energia, etc…”
Raul Andrade: Analista do Departamento de Meio Ambiente do Banco
Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES.

– Reflorestamento: Escalas, Barreiras e Oportunidades de Créditos de
Carbono (MDL)
Marcelo Theoto Rocha: Eng. Agronomo, D.Sc. em Ciências (Economia
Aplicada), pesquizador da ESALQ/USP participante da Câmara Temática no Forum Brasileiro de Mudanças Climáticas.

– Energia e Sustentabilidade
Nelton Miguel Friedrich: Diretor da Coordenação de Meio Ambiente da
Itaipu Binacional.

– Um Negócio Sustentável de Sucesso
Thai Goóc: Diretor da Goóc, projeto de sustentável com insumos de pneus reciclados.

– Construções Sustentáveis: Projeto e Questões Socioambientais
Carlos Roberto Carvalho Fujita: Membro da Câmara Brasileira da Indústria da Construção CBIC, Vice-Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará – FIEC.

– Projetos Sustentáveis e Desenvolvimento em Pequena e Grande Escalas
José Carlos Gameiro Miragaya: Gerente de Biocombustíveis,
Desenvolvimento Energético / Gás e Energia da Petrobras

– Reconheça o seu Patrimônio Ambiental e Demonstre Sustentabilidade
Roulien Paiva Vieira: Analista Ambiental da MAR Assessoria Ambiental e Operador de Esquemas de Negociações Ambientais – ETS.

– Agroenergia: Agricultura Sustentável e Biocombustíveis
Ariovaldo Luchiari Júnior: Chefe adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA Meio Ambiente.

– Água: Projetos Sustentáveis e Créditos para Agricultura
Devanir Garcia dos Santos: Gerente da Superintendência de Conservação de Água e Solo da Agência Nacional de Águas – ANA.

– Transporte e Mudanças Climáticas
Florence Laloe: Gerente de Projetos do Conselho Internacional para
Iniciativas Ambientais Locais – ICLEI / Governos Locais pela
Sustentabilidade.

– Case de Sucesso de Projeto Sustentável e Mecanismo de Desenvolvimento Limpo – MDL”

Curso:
– Compreenda as Ações Socioambientais que possam levar sua Instituição/empresa a uma imagem de sustentabilidade e enquadrar-se no Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, Créditos de Carbono do Protocolo de Kyoto.
Roulien Paiva Vieira – Analista Ambiental, Operador de ETS e ITL, e
Diretor Técnico da MAR Assessoria Ambiental e Internacional.

Mais informações: a href=http://www.creditosambientais.com.br>www.creditosambientais.com.br

(Agecom, 30/10/2008)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. tulio disse:

    Muito legal a iniciativa de reciclar em um momento de descontração! Conheci em Minas Gerais durante um evento no Expominas um trabalho desenvolvido em que todo lixo produzido durante a feira era tratado e separado os orgânicos dos recicláveis e era feito o descarte de maneira ambientalmente correta. Mas não é sempre assim, pra esses eventos são contratadas empresas de limpeza que alugam grandes caçambas e durante o evento vão descartando o lixo sem nenhuma preocupação, assim que ficam cheias essas caçambas são levadas para aterros sanitários (um absurdo) perde-se uma grande oportunidade de reduzir o impacto ambiental.
    Neste evento que participei em que o lixo era reciclado conversei com o coordenador da limpeza e ele disse que era uma iniciativa de sua empresa e uma política que já vinha sendo adotada, mas que faltava por parte dos organizadores de eventos se conscientizarem, uma vez que não são todas as empresas de limpeza que tem esta capacidade e por se tratar de concorrência para contratarem as empresas.
    A limpeza sustentável era executada pela empresa Conceito http://www.conceito-mg.com.br que segundo seu coordenador tem em sua equipe além dos agentes de limpeza treinados, tem também técnicos em gestão ambiental que dão todo suporte e direção no andar da limpeza.
    Muito bom esta iniciativa eu gostei
    Túlio
    BH – Minas Gerais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *