Santa Catarina é destaque em feira nacional de turismo
23/10/2008
Pré-vestibular a distância da UFSC ajuda alunos de baixa renda
23/10/2008

Crise mundial gera incertezas para temporada

Como o Carnaval de 2009 será no final de fevereiro, o trade turístico acredita num prolongamento do veraneio.

O cenário de crise mundial gera incerteza para a perspectiva de movimento na temporada de verão deste ano entre os empresários do setor turístico da capital. O secretário-adjunto de Turismo, Cultura e Esportes de Florianópolis, Rubens José Martins de Abreu Filho, estima que o movimento seja um pouco superior ao do verão passado, que foi de 780.583 turistas na capital, já que o Carnaval será realizado mais tarde em 2009, no dia 24 de fevereiro, o que deve prolongar a estadia de temporada. O vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina (ABIH/SC), Luciano Schroeder, acredita que é possível a região até se beneficiar da situação, pois a alta do dólar tende a desestimular o turista brasileiro a viajar para o exterior. Além disso, segundo ele, o preço das passagens aéreas aumentou, o que torna menos interessante para o público do sul e sudeste visitar destinos mais distantes como o Nordeste.

Ele ressalva, no entanto, que também é possível que o cenário de crise deixe as pessoas com medo de gastar em lazer e mais dispostas a poupar seu dinheiro pra enfrentar o quadro de turbulência. O presidente da Federação dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Santa Catarina, Estanislau Emílio Bresolin, lembra ainda que a baixa temporada foi mais severa neste ano, com movimento abaixo do esperado, mas isso pode ter sido provocado pela falta de feriadões, já que os dias de folga ocorreram quase todos em domingos. “Isso pode gerar uma demanda reprimida por viagens e passeios que reflita na temporada de verão”, analisa Bresolin.

O presidente da federação dos hotéis e restaurantes reforça que o turista geralmente se prepara para as férias de verão durante todo o ano, por isso é possível que o cenário atual de crise não afete a programação de viagens. Abreu Filho aponta ainda a importância da Parada de Natal. “Esse já está se tornando um evento apreciado pelos turistas que estão vindo mais cedo, ou seja, estão passando o Natal na nossa cidade, para melhor apreciar também o Revellion e seus fogos espetaculares”, avalia. Já o comércio lojista da capital está mais cauteloso e reduziu sua previsão de vendas para o Natal deste ano.

(Alexandre Winck, Jornal Folha do Norte da Ilha, 22/10/2008)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *