Curso de CIPA/NR-05
13/10/2008
Governo do Estado e ADVB lançam premiação conjunta na área de turismo
14/10/2008

Comunicação e sustentabilidade: modelos em xeque

O Encontro Latino-Americano de Comunicação e Sustentabilidade, que acontece de 16 a 18 de outubro, em São Paulo, tem inscrições até amanhã, dia 14, no site http://www.envolverde.org.br/.

Alguns dos mais importantes pensadores da comunicação e da sustentabilidade estarão juntos no Encontro Latino-Americano de Comunicação e Sustentabilidade, que a agência Envolverde promove de 16 a 18 de outubro em São Paulo.

Este evento é o primeiro com foco exclusivo em sustentabilidade que acontece deste que os mercados internacionais de entregaram à “Crise”, que está corroendo as finanças internacionais.

Será um espaço de debates para trabalhar conceitos e buscar entender como a sustentabilidade se insere neste momento de insegurança das instituições econômicas.

Representantes de empresas e bancos, além de jornalistas do primeiro time da sustentabilidade, como André Trigueiro, Luciano Martins, Fátima Cardoso, Ricardo Voltolini e Vilmar Berna, além de Amélia Gonzáles, René Capriles, Dal Marcondes e Rogério Ruschel vão analisar como a sustentabilidade se insere no cenário da comunicação de mídia e no universo corporativo.

Além das mesas de debates, e das palestras magnas, que serão realizadas pela Senadora Marina Silva, pelo presidente da Agência Nacional de Águas José Machado e pelo pesquisador Ladislau Dowbor, nos espaços comuns reservados para conversas, o público e os palestrantes poderão interagir.

Este encontro pretende oferecer aos participantes uma visão abrangente sobre o papel da comunicação na construção de projetos e modelos de sustentabilidade vinculados a mídias e empresas.

Veja no link mais detalhes e programação:

http://www.envolverde.org.br/

(EcoAgência, 14/10/2008)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. Paulo Valente Ferreira Neto disse:

    O turismo representa um dos mais importantes segmentos econômicos da atualidade pela sua capacidade de promover o desenvolvimento de uma região. Para que o turismo tenha maior força, à solução é a regionalização, pois como sabemos cada região tem sua identidade, e com isso tem possibilidade de desenvolver o turismo de maneira ordenada. Para se construir gradativamente o desenvolvimento sustentável, o Estado tem a função de orientar as regiões, integrando política econômica, de forma planejada e organizada, consolidado-o como destino turístico e proporcionando a inclusão social de sua população.

    Devido ao grande crescimento da atividade turística e as transformações econômicas, sócio-culturais e ecológicas que essa proporciona, muitas cidades tentam melhorar sua oferta turística, mesmo que algumas o fazem de maneira amadora, sem planejamento. O que faz com que a população local seja excluída do mercado de trabalho, com a criação de novos modelos, as empresas busca a responsabilidade e a participação da sociedade para o desenvolvimento a melhoria da qualidade de vida de sua população.

    Em termos globais, Turismo é o maior setor econômico no que se refere ao faturamento e número de pessoas empregadas. Hoje, um em cada dez postos de trabalho surge a partir do turismo. Os números relacionados a esta indústria são extraordinários e tem crescido ano após ano devido à globalização, estabilidade e crescimento econômico mundial. Além da grande movimentação de pessoas e de divisas entre os países, o setor movimenta outros 50 setores em sua cadeia produtiva.

    Este cenário nos mostra que, ao mesmo tempo em que o turismo pode ser um importante instrumento transformador de economias e sociedades, promovendo a inclusão social, oportunidades de emprego, novos investimentos, receitas e empreendedorismo, se mal administrado e planejado, pode gerar impactos ambientais, sociais e econômicos irreversíveis para o planeta.

    A educação e conscientização do turista sobre estes impactos, somadas a implementação de práticas sustentáveis e socialmente responsáveis com a adoção de um código de conduta ética nos destinos turísticos, são ações imprescindíveis para que o turismo possa ter um desenvolvimento sustentável de longo prazo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *