Um terço das casas está em estado precário
22/10/2008
Seleção de bandas para o Garagem ocorre nesta terça
22/10/2008

Coleta de lixo não seria problema

A coleta de lixo, segundo a pesquisa do Ipea, não parece ser problema para os brasileiros. Segundo o estudo, o recolhimento direto e indireto de resíduos sólidos é feito em 97,6% nas cidades.

Na zona rural, entretanto, este serviço não chega a 27% da população. Cerca de 60% dos resíduos são queimados ou enterrados e 11,7% são jogados em terrenos baldios ou logradouros. No ano passado, o total de pessoas que não dispunham do serviço era de 3,7 milhões, 685 mil a menos quando comparado a 2006.

De acordo com o Ipea, o acesso simultâneo aos serviços de água encanada, de esgoto por rede geral ou por fossa séptica e de coleta direta ou indireta de lixo está disponível para cerca de 76% da população urbana, mas apresenta grande variação entre as regiões brasileiras e condição socioeconômica.

A mesma pesquisa indica um aumento de três pontos percentuais na proporção da população urbana com acesso à rede de coleta de esgoto. Segundo o estudo, este foi o maior aumento registrado nos últimos 15 anos, passando de 54,4% em 2006 para 57,4% em 2007.

Sul e Sudeste têm maiores redes de esgoto do Brasil

Contabilizando, ainda, a população urbana que possui coleta de esgoto por fossa séptica, o percentual de cobertura por soluções consideradas “minimamente adequadas de esgoto sobe para quase 81%.

As regiões Sul e Sudeste conseguiram as melhores taxas, superiores a 85%. O Nordeste e o Norte ficaram com 68,4% e 64%, respectivamente. Já a região Centro-Oeste, no quesito esgotamento sanitário do tipo rede geral de esgoto ou fossa séptica, apresentou a pior performance: pouco mais de 52% da população possui saneamento adequado.

Todas as regiões brasileiras apresentaram um crescimento percentual maior que a média anual entre 2001 e 2006, mas as desigualdades urbanas entre as regiões, segundo o estudo, permanecem em patamares elevados.

A melhora nos indicadores, segundo o Ipea, reflete a maturação e a ampliação de investimentos em esgotamento sanitário nos últimos cinco anos, o que permitiu ampliar os serviços para 5,9 milhões de pessoas na área urbana e 337 mil na zona rural apenas em 2007.

Entre a população rural, 22% mora em domicílios que ainda não têm nenhum tipo de sistema de coleta de esgoto e 54,3% recorrem a soluções inadequadas.

(DC, 22/10/2008)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *