Professor e conhecimento
15/10/2008
Audiência pública trata de rio poluído
15/10/2008

Cidades não estão preparadas

O aumento do número de motos é apontado como um dos principais motivos para tantos acidentes envolvendo motociclistas. Em Santa Catarina, as motocicletas correspondem a 24% do total da frota, que possui 2.863.025 veículos. Especialistas argumentam que as cidades não estão preparadas para tanto e que são necessárias medidas públicas para esta realidade.
O especialista em trânsito, Eduardo Biavati, acredita que o trânsito não foi adaptado ao aumento de motos no trânsito.
– Temos o mesmo espaço, com mais carros e mais motos, e por isso um conflito muito grande entre os veículos.
Um dos problemas que se criou foi o corredor de motos entre os carros. Biavati diz que ele é um perigo à segurança dos motoristas, porque desrespeita a distância entre as pistas. Ele esclarece que o espaço foi pensado para que os condutores consigam reagir a algum imprevisto.
O especialista critica ainda a formação dos motociclistas, a qual considera irreal para o contexto atual.
– São exigidas manobras ridículas. A formação precisa ser completamente transformada.
Presidente da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego de Santa Catarina (Abramet-SC), Guilherme Guerreiro da Fonseca ressalta que os acidentes com motos são um problema de saúde de segurança pública.
– É imprescindível que o poder público tome medidas para diminuir o número de acidentes, de feridos e de mortos entre os motociclistas. Medidas voltadas para os profissionais, como cursos de reciclagem e controle dos horários de trabalho, ajudariam na redução dos acidentes.
(DC, 15/10/2008)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *