2º Encontro Por Um Viver Sustentável
06/10/2008
Festival de bandas Garagem está de volta
06/10/2008

Aditivo que acelera decomposição do plástico está em embalagens brasileiras

Varejo é o principal setor a utilizar o plástico amigo do ambiente.

O descarte irregular de embalagens transformou o plástico em um sério problema para o meio ambiente. Isso levou dezenas de empresas do setor a buscar soluções, entre elas um aditivo químico chamado d2w, que tem a função de acelerar a degradação do plástico sem causar qualquer impacto no ecossistema. Esse aditivo já está sendo usado em embalagens de empresas brasileiras.

O plástico d2w biodegradável leva, em condições normais, até 18 meses para se degradar, enquanto estima-se que o plástico comum dure até 200 anos. O produto é um conjunto de elementos químicos, abundantes no meio ambiente, que fragilizam as moléculas do plástico. As embalagens são degradadas com o auxílio do Oxigênio e, por isso, levam o nome de oxi-biodegradáveis. Podem ser recicladas, reusadas e usadas na compostagem.

O d2w representa apenas 1% do total de materiais utilizados na produção. No Brasil, a única empresa a importar e comercializar o produto é a Res Brasil, de Valinhos (SP). O aditivo mantém as mesmas características das sacolas, por exemplo, como brilho, resistência e leveza.

– A grande diferença é a drástica redução do tempo de permanência do plástico no ecossistema. Outro ponto fundamental é que os plásticos d2w biodegradáveis não causam qualquer impacto na natureza – explica o presidente da Res Brasil, Eduardo Van Roost.

O Brasil está entre os 60 países que usam essa tecnologia. Só a representante nacional já conta com mais de 160 fabricantes licenciados do setor plástico que adotam o produto em suas embalagens. O principal setor a utilizar o “plástico amigo” é o do varejo, que corresponde a 90% das vendas.

Entre algumas empresas responsáveis estão as redes de lojas Renner, C&A e Zara. A seguradora de veículos do Banco do Brasil também aderiu, recentemente, passando a exigir o aditivo em suas carteiras para guarda de documentação.

(Candice Strelau, Eco e Ação, 03/10/2008)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *