UFSC e Fapesc promovem seminário sobre espécies da flora ameaçadas de extinção em Santa Catarina
09/09/2008
Direito Ambiental será discutido na UFSC
09/09/2008

Secretaria da Educação prepara 3ª Feira de Ciências e Tecnologia

A Secretaria de Estado da Educação (SED) já iniciou os preparativos para a realização da 3ª Feira de Ciências e Tecnologia da Educação Básica, que será realizada nos dias 24 e 25 de outubro, no Instituto Estadual de Educação (IEE), em Florianópolis.

Objetivo

O objetivo central do evento é o de valorizar e incentivar a pesquisa científica nas escolas de educação básica. Para isso, na fase preliminar, ocorrida em junho e julho, nas Gerências Regionais de Educação (Gereds), as feiras foram um dos pré-requisitos principais para que as unidades escolares possam participar do evento em sua etapa estadual, cujo prazo de inscrição dos trabalhos para encerrou na quinta-feira (04/09). Para a exposição desses projetos, as Gerências de Educação terão 36 estandes os Centros de Educação 15, totalizando 51 estandes.

Projetos

Os projetos dos estudantes, selecionados na etapa regional, serão expostos durante a Semana Nacional de Ciências e Tecnologia, Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão e do Seminário de Iniciação Científica, eventos promovidos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Os trabalhos escolhidos na etapa estadual representarão Santa Catarina na Fenaceb, Feira Nacional patrocinada pelo Ministério da Educação, no Distrito Federal, e na Mostra Internacional de Ciências e Tecnologia, no Rio Grande do Sul.

Premiação

Seis alunos serão premiados com Bolsas de Iniciação Científica Júnior, oferecidas pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Santa Catarina (Fapesc), no valor de R$ 1,8 mil; receberão troféu de participação e de destaque, além de terem seus projetos publicados no Portal Educacional da SED (HTTP://www.sed.sc.gob.br).

Incentivo

O propósito do projeto Fenaceb é incentivar e provocar a inserção de todas as áreas do conhecimento, incentivando que outras áreas que não participam de feiras, venham a participar em sua etapa regional e seus desdobramentos. “Esse projeto vem para ampliar a proposta de Feira de Ciências e Tecnologia, quebrando a cultura posta de que, quando nos referimos a ciências, só nos vêm à tona às ciências biológicas (química, física e biologia). A discussão nacional pauta-se no entendimento da pesquisa científica relacionada a todas as ciências-humanas, exatas e naturais”, explicam os coordenadores do projeto em Santa Catarina, Sinara Luiza Troina Maraslis e José Staüb, consultores educacionais da Diretoria de Educação Básica da SED.

“A denominação Feira de Ciências e Tecnologia foi instituída no sentido de: Ciências abrangem todas as áreas do conhecimento e ramos de conhecimentos sistematizados (mineralogia, botânica, zoologia) e Tecnologia como totalidade de conhecimentos tecnológicos aplicado nas ciências”, ressalta Satäub. A programação completa da Feira será divulgada com 15 dias de antecedência.

(Floripa News, 08/09/2008)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *