Empresa deve parar atividade
04/09/2008
Ciclofaixa
04/09/2008

Rio Araújo tem água escura e gordurosa

Uma das divisas entre os municípios de Florianópolis e São José fede e é marcada por uma água preta e gordurosa. O Rio Araújo sofre com o descaso.

Ele nasce limpo no alto do Bairro Bela Vista, em São José, na Grande Florianópolis, e deságua no mar na cidade. Ao longo do trajeto de 5,3 mil metros, recebe esgoto doméstico, óleo e graxa.

Um levantamento feito pelo Instituto Mangue Vivo, em 2004, revelou que cerca de 10 postos de combustíveis, 36 oficinas mecânicas, uma garagem de ônibus e 10 pontos de lavação manchavam todos os dias o córrego com esses produtos, observados facilmente na margem.

O diretor executivo do instituto, Paulo Douglas Pereira, ressalta que esse é o principal problema do córrego.

Ele explica que o óleo e a graxa possuem compostos que podem desenvolver câncer em peixes, por exemplo, e que por sua vez podem contaminar o homem.

Além disso, o rio é um dos maiores poluidores das águas da beira-mar de São José. A falta de oxigenação no córrego, causada pela poluição, acaba com a vida marinha.

Pereira afirma que há uma lei que determina o controle no tratamento e no despejo de resíduos gerados por derivados de petróleo, porém que não observa isso na região.

O diretor acrescenta que medidas simples e baratas podem solucionar o problema, como criar uma zona de raízes, com plantas que conseguem realizar a filtração dos dejetos e limpar a água.

Oscar Pessoa Nunes, um dos proprietários de um hotel que fica em frente ao córrego, diz que o cheiro incomoda bastante e que a situação já é antiga. Além do fedor, ele fala que a sujeira também é um problema.

(Júlia Antunes Lourenço, DC, 04/09/2008)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *