O desafio da sustentabilidade
22/09/2008
Coleta de óleo de cozinha
22/09/2008

Artigo escrito por Carla Ferreira de Macedo – Arquiteta urbanista e professora do curso de engenharia civil da Univali (A Notícia, 21/09/2008)

O crescimento desordenado das cidades tem gerado inúmeros problemas causados, principalmente, pela falta de planejamento urbano adequado. A qualidade de vida é colocada em segundo plano e o progresso é medido pela quantidade de edifícios altos ou avenidas asfaltadas.

O conceito de sustentabilidade dá um novo significado ao progresso urbano, e a necessidade de manter e ampliar espaços verdes se torna importante ao equilíbrio social e melhoria da qualidade de vida nas cidades. A arborização desses espaços contribui com a purificação do ar, a diminuição da poluição sonora, além de amenizar o impacto das chuvas e contribuir para o balanço hídrico.

Os espaços verdes têm importância no ambiente urbano tanto na parte visual quanto na recreativa. No aspecto visual ou paisagístico, enfatizam as características físicas do espaço, atuando como limites de áreas urbanizadas ou formando compartimentos da paisagem. No aspecto recreativo, contribuem nos momentos de lazer das pessoas, proporcionando ao indivíduo atividades esportivas, espaços contemplativos, playgrounds, atividades culturais, ambientes de estar, etc.

Como elementos fundamentais na composição paisagística desses espaços destacam-se as árvores. Elas dão vida à paisagem cinzenta dos edifícios e ruas com suas folhas e flores ornamentais, e a monotonia do dia-a-dia é surpreendida por verdes, amarelos, violetas e vermelhos. Nos parques e praças, elas contribuem para o equilíbrio das espécies, servem de alimento e abrigo e sua sombra é um acalanto nos dias quentes.

A árvore é essencial nos projetos paisagísticos urbanos, embelezando as cidades e atenuando as variações de temperatura. O respeito, a valorização e a preservação dos espaços verdes das cidades refletem diretamente no ganho de qualidade de vida para o ser humano, melhorando as condições de habitabilidade urbana e atenuando os problemas ocasionados pelo crescimento, necessário, dos elementos concretos.

No Dia da Árvore, devemos refletir sobre esse tema porque nosso bem-estar depende da preservação das áreas verdes em nosso ambiente. Portanto, é importante que a população cobre iniciativas no sentido de prover mecanismos de preservação e ampliação dos espaços verdes urbanos por parte de administradores municipais e outros agentes públicos.

Assim, os espaços verdes, incluindo-se aí as árvores que compõem a paisagem urbana, são bens públicos de uso comum do povo e é obrigação de quem administra as cidades, Estados e o País, zelar por estes bens para manter as suas condições de utilização.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *