Encerra hoje 1ª Conferência Estadual dos Direitos Humanos, em Florianópolis
17/09/2008
Sacolas
17/09/2008

Megaoperação para evitar novo blecaute

Celesc pretende afastar riscos de apagão, como o que ocorreu em 2003, afetando a rotina da Capital
A operação é calculada. A cada seis minutos o helicóptero levanta e sobrevoa a mata do Ribeirão da Ilha, um dos mais tranqüilos recantos da Ilha de Santa Catarina. Por dia são cerca de cem idas e vindas, às vezes suspensas temporariamente por causa das rajadas de vento. A aeronave iça, por vez, 320 quilos de brita e de areia. O material serve para a construção das bases que vão sustentar as torres da linha de transmissão de energia entre as subestações de Biguaçu e de Desterro.
Com isso, a Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) espera afastar os riscos de blecaute já no próximo verão e episódios como do apagão, em 2003, que deixou Florianópolis às escuras.
Ao todo são 55 quilômetros de extensão, incluindo quatro de cabos submarinos, entre Palhoça (Ponta da Enseada) e Caiacanga-açu, Sul da Ilha. A previsão da Eletrosul é que a obra, incluída no Pacote de Aceleração do Crescimento (PAC) e orçada em R$ 172 milhões, esteja pronta em novembro.
O trabalho começou em agosto, depois da liberação dos órgãos ambientais. Com o reforço do sistema elétrico, a Ilha de Santa Catarina estará interligada ao Sistema Nacional. A estimativa é de que 1 milhão de pessoas sejam beneficiadas.
O empreendimento, explica o engenheiro Ivanildo Nunes de Albuquerque Júnior, inclui a construção de duas novas subestações (Biguaçu, no município de mesmo nome, e Desterro, no Campeche, Sul da Ilha), além da ampliação da Subestação Palhoça e a construção de duas linhas de transmissão.
(DC, 17/09/2008)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *