Prêmio CNI/FIESC reúne 24 projetos inovadores na sexta, em Florianópolis
04/09/2008
Secretários comentam nível de poluição
04/09/2008

Justiça já suspendeu licenças

Passados três anos da denúncia da comunidade, a Justiça Federal suspendeu as licenças dadas pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma), Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e pelo município. A decisão foi respaldada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª região, em Porto Alegre (RS).

E em junho deste ano concedeu liminar à empresa para manter a exploração mineral durante 120 dias, desde que nesse período obtivesse a licença ambiental.

Além disso, foram estabelecidos data e horário para as detonações, volume máximo de extração por mês, uso de filtros e substituição de combustíveis e limites de carga de explosivos. Entretanto, no mês de agosto, a comunidade registrou novas reclamações, e o MPF confirmou o descumprimento da ordem judicial, o que resultou novamente na determinação pela paralisação do funcionamento.

Contraponto

O que diz a SETEP
O diretor-presidente da SETP, José Locks, afirma que a empresa sempre respeitou as decisões da Justiça e que acatará o que for decidido. Quanto ao horário das detonações, ressalta que nunca foi descumprido. Locks disse que o estudo de impacto ambiental está em andamento. Uma empresa terceirizada foi contratada, mas a SETEP deverá solicitar à Justiça Federal a prorrogação do prazo de entrega.

(DC, 04/09/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. JD disse:

    Questiono a formação de quem emite as licenças ambientais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *