FCC lança livros experimentais e de ensaios
05/08/2008
Oficina
05/08/2008

Implantação do aceiro de segurança contra incendios no Sapiens Parque

Este documento busca informar a comunidade do entorno sobre as potenciais vantagens de se promover o corte dos Pinus e Eucaliptus, conforme a Licença Ambiental Prévia já expedida para o projeto Sapiens e com o corte devidamente licenciado e aprovado pela FATMA e FLORAM.
O aceiro do Sapiens Parque
Há vários anos constata-se a ocorrência de incêndios no terreno, derivada da ação do homem e/ou por fenômenos naturais, que favorecido pelo clima seco do inverno pode chegar a grandes proporções, como o ocorrido em setembro de 2006. Nesta ocasião, o incêndio atingiu aproximadamente 70 hectares gerando prejuízos para o Sapiens Parque e, principalmente, para comunidade do entorno que sofreu dois dias com a fumaça e o fogo que, em alguns momentos, invadiu propriedades mesmo com o esforço do Corpo de Bombeiros.
Neste contexto, o 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros solicitou providências ao Sapiens Parque, através do Ofício nº. 100 de 23 de abril de 2007, para evitar e/ou minimizar impactos negativos causados por incêndios através de ações como o aumento da vigilância para evitar incêndios e a construção de aceiros que impeçam a propagação de incêndios, possibilitando o acesso de caminhões de bombeiros ao terreno.
Com isso, a Sapiens Parque apresenta a seguir um projeto para supressão de vegetação e construção do aceiro nas áreas mais favoráveis à propagação de incêndios (pinos, eucaliptos e pasto) respeitando todas as exigências feitas na LAP, atendendo a solicitação do Corpo de Bombeiros e beneficiando a comunidade do entorno em eventuais surgimentos de novos focos de incêndios na região.
Definição do traçado
A execução dos aceiros foi projetada baseando-se em pesquisas feitas a respeito do tema, visando criar diferentes macro zonas, com vistas a evitar a propagação de possíveis focos de incêndio. Foram mapeadas, portanto, 3 (três) zonas distintas a serem protegidas pelos aceiros, como é apresentado na figura abaixo.
Características do Aceiro
Talhão C x L Área total Pinus Eucalyptus Total
1A 690m X 20m 13.800 m2 508 181 689
1B 405m X 20m 8.100 m2 137 3 140
2 653m X 20m 13.060 m2 151 217 368
3 420m X 10m 4.200 m2 620 98 718
4 650m X 10m 6.500 m2 411 3 414
5 797m X 10m 7.970 m2 84 86 170
Total Geral 1.911 588 2.499
Panorama:
• Aceiro é o primeiro passo da implantação de um dos maiores parques urbanos naturais do Brasil e é uma reivindicação antiga da comunidade que quase todos os anos enfrentam problemas causados por incêndios na região;
• Ao todo serão extraídas 2.499 árvores sendo 1.911 da espécie Pinus e 588 da espécie Eucalito. NÃO SERÃ EXTRAÍDAS ÁRVORES NATIVAS.
• Ao seguir os parâmetros do Ministério do Meio Ambiente, que aponta a necessidade de se impedir, controlar ou ERRADICAR espécies exóticas que ameacem os ecosistemas, habitats ou espécies (Convenção da Biodiversidade Biológica -Decreto Legislativo no. 02/1994 – artigo 8º. – ítem h – sobre conservação), o Sapiens Parque fará uma compensação ambiental, por meio de uma parceria com a Prefeitura Municipal de Florianópolis, disponibilizando a mesma quantidade de árvores nativas para serem plantadas em áreas estratégicas da região norte de Florianópolis;
• Todo o traçado está em conformidade com aquilo que foi discutido com a comunidade no âmbito do EIA-RIMA, posteriormente aprovado pela FLORAM, FATMA, IBAMA e demais órgãos competentes, além do MMA incentivar corte de árvores exóticas e em nenhum momento haverá cortes de vegetação nativa.
• O Edital de licitação estabelece horários de corte e de transporte fora dos momentos de pico. Além disso, houve uma consulta a PMSC, Posto Policial de Jurerê para se definir os ações e horários que reduzam o impacto na região.
• O edital está pronto desde novembro de 2007, porém o Sapiens Parque optou por esperar o fim da temporada para iniciar os trabalhos.
• O Sapiens Parque venderá a madeira para empresas que estejam qualificadas segundo normas do IBAMA e, com este recurso plantará no Norte da Ilha a mesma quantidade de árvores de espécies nativas.
• Melhora a segurança pública nestas áreas com a abertura de acessos para dentro do terreno, favorecendo a vigilância e também viabilizará espaço para a futura implantação do alargamento da AV. Luiz Boiteux Piazza, Ciclovia e Passeio.
• O Sapiens vem desenvolvendo uma série de projetos que evidenciam seu interesse na preservação do meio ambiente, não apenas do seu terreno, mas de toda a ilha de Santa Catarina.
• O Parque Natural já é realidade. Foi implantado no Sapiens Parque o projeto piloto do parque natural que se constitui por trilhas ecológicas com atividades lúdicas e de observação que buscam promover a educação ambiental da comunidade e turistas em forma de entretenimento.
• O GESC / FAPESC está apoiando o desenvolvimento do projeto Reserva da Biosfera Urbana UNESCO que visa transformar Florianópolis na primeira cidade a obter o selo junto a entidade internacional. Florianópolis está servindo como um laboratório para experimentação de uma cidade ecologicamente correta. O Sapiens Parque é um dos projetos que podem demonstrar pontualmente o conceito da RBU
• O Comitê Gestor do Jardim Botânico de Florianópolis, formado pela FAPESC, EPAGRI, UFSC e Sapiens Parque vem direcionando esforços para viabilizar a implantação do JBF com um conceito descentralizado, utilizando 3 áreas estratégicas que dentre elas, encontra-se o Sapiens Parque.
• Existe uma ação envolvendo FATMA, PMF, Ministério Público Estadual, Assembléia Legislativa para promover um maior controle da proliferação de árvores exóticas. Estas ações estão acontecendo em Florianópolis conforme pode ser visto nas notícias veiculadas nos principais jornais de Florianópolis:
(Assessoria de Comunicação da Ong FloripAmanhã, 04/08/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *