Agenda de 04 a 10 de agosto de 2008
01/08/2008
O que pode ser eficaz contra a violência
04/08/2008

Florianópolis é 12ª capital a receber o Fórum Nacional sobre Arquitetura, Iluminação e Sustentabilidade (FONAI 2008)

Pela primeira vez a capital Catarinense irá sediar um encontro de profissionais que abordará a iluminação e a sustentabilidade nas construções. O evento que tem um histórico iniciado em 2007, já passou por 11 capitais brasileiras e tratará de um tema que vem tornando-se um diferencial em áreas como a arquitetura.
Profissionais renomados do lighting designer e da arquitetura brasileira participarão do fórum que tratará de temas como Eficiência Energética, Arquitetura Sustentável, Iluminação Natural, Arquitetura Bioclimática e Automação. O evento acontece nos dias 13 e 14 de agosto e trará especialistas como Peter Gasper, Siegbert Zanettini, Cláudia Amorim e Plínio Godoy, que realizaram projetos de sucesso no Brasil como a Catedral de Brasília, Rock in Rio, Hospital Albert Einstein, Daslu e a Ponte Estaiada, recém inaugurada em São Paulo.
O FONAI
Fórum Nacional sobre Arquitetura, Iluminação e Sustentabilidade – tem como objetivo levar aos congressistas formados por investidores, construtoras, arquitetos, engenheiros, projetistas e estudantes, informações atualizadas para transformar os ambientes construídos em locais onde melhor se utilizam a luz natural, os recursos de refrigeração e iluminação artificial, preparando desta forma edifício para o conceito da sustentabilidade.
Considerando a primeira edição do FONAI 2007, é a segunda vez no Brasil que os assuntos ‘arquitetura e iluminação’ visando a sustentabilidade estão sendo debatidos tão profundamente por grandes especialistas, tendo inclusive, a participação de cientistas ligados aos principais ‘centros de pesquisas’ do país, como Roberta Vieira (UFMG) e Fernando Pereira (UFSC), Os cientistas convidados fazem parte do ‘grupo de pesquisadores’ sobre ‘Iluminação Natural’ que integram Comitê Brasileiro de Iluminação – CIE-Br, vinculado ao INMETRO.
O evento, que está em sua segunda edição, já passou por diversas cidades do Brasil e depois de Florianópolis seguirá para Belo Horizonte, Porto Alegre e Rio de Janeiro.
Conheça os pontos principais do FONAI 2008
• Eficiência Energética – Sistemas operacionais com baixo consumo energético para Edificações e Prédios Públicos.
• Arquitetura Sustentável – As mais modernas tecnologias e processos para criar ambientes mais econômicos.
• Iluminação Natural – Utilize bem a luz natural, minimize o consumo energético com iluminação e refrigeração.
• Iluminação Artificial – Sistemas de iluminação inteligentes minimizando os custos operacionais.
• Arquitetura Bioclimática – Soluções inteligentes minizando custos e promovendo bem-estar e produtividade nos edifícios comerciais.
(Revista MakingOf, 01/08/2008)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *