Suspensão de editais da Casan
13/08/2008
Não resisti…
14/08/2008

Feira do Empreendedor apresenta projeto inovador: o Sistema de Inteligência Setorial

A Feira do Empreendedor – que acontecerá de 21 a 24 de agosto, das 13h às 21h, no Centrosul, em Florianópolis – será palco da apresentação de um novo projeto do SEBRAE/SC: o Sistema de Inteligência Setorial (SIS). Recém-lançado, o SIS já está fornecendo, em Santa Catarina, apoio para a definição das estratégias e tomada de decisão de empresários de micro e pequenas empresas dos setores de calçados femininos, vestuário, móveis seriados em madeira e apicultura. Essa ajuda é dada por meio de diversas ferramentas, que vão desde consultorias sobre assuntos relacionados à inteligência competitiva até o fornecimento das informações da realidade dos setores envolvidos. Os dados poderão ser acessados através de, por exemplo, relatórios, mensagens SMS e portal.
“Em 2006, buscamos informações e definimos o escopo conceitual do projeto. Em 2007, fomos a campo, ouvimos os empresários e fizemos os ajustes finais. Agora vamos mostrar na Feira do Empreendedor que os empresários das micro e pequenas empresas têm à sua disposição uma ferramenta moderna para auxiliá-los na tomada e decisão. Queremos ajudar as empresas a se tornarem grandes e isso, necessariamente, passa pela escolha de boas estratégias, elementos que o SIS ajudará a desenvolver”, explica Douglas Luís Três, coordenador de Inteligência Competitiva Setorial do SEBRAE/SC.
No total, cerca de 20 especialistas estarão atendendo, em um estande, aqueles que quiserem conhecer e se inscrever no programa. Além da apresentação do SIS, o público poderá acompanhar também Clínicas Tecnológicas, que consistem em uma breve explanação de um consultor do SEBRAE sobre um determinado tema, que, após, abrirá para debate e perguntas dos participantes. Os dois assuntos a serem abordados são: “Oportunidade de Negócio para o Setor Calçadista” (dia 21) e “Oportunidade de Negócios para o Setor de Confecções” (dia 23) – sempre às 16h, em salas que acomodam, em média, 15 pessoas. As inscrições para as Clínicas serão feitas no local.
“A expectativa é que o projeto tenha um alto índice de adesão por parte dos empresários. As micro e pequenas empresas catarinenses poderão ter acesso ao que há de mais moderno na formulação de estratégias e busca de informações. Na feira, iremos mostrar os benefícios que os empresários têm ao aderirem ao projeto”, finalizou Três.
Inscrição para a Feira
Para quem quiser garantir sua vaga na Feira do Empreendedor, que acontecerá de 21 a 24 de agosto, no Centrosul, a inscrição pode ser feita no site http://www.feiradoempreendedor.com.br. A inscrição antecipada pela internet é gratuita até o dia 18 de agosto e garante ainda acesso rápido à feira, pois o crachá já estará à disposição do participante na secretaria do evento.
Sistema de Inteligência Setorial: ferramenta para a competitividade
O SEBRAE/SC oferece para os setores de calçados, móveis seriados de madeira, vestuário e apicultura um conjunto de ferramentas para aumentar a competitividade de seu negócio: o programa Sistema de Inteligência Setorial.
Público-alvo direto do SIS:
Calçados Femininos – em torno de 100 fabricantes – região da grande Florianópolis;
Vestuário – em torno de 112 indústrias – região sul do Estado;
Móveis em Madeira Seriados – em torno de 125 empresas – região oeste do Estado;
Apicultura – em torno de 96 produtores – todo o Estado.
O SIS compreende o monitoramento do ambiente de negócios. Profissionais especializados, com larga experiência em seus setores de atuação, orientam a coleta de informações e as analisam, gerando relatórios de inteligência e estratégias que facilitam a tomada de decisão pelo empresário. São realizadas também consultorias – que poderão envolver outras áreas do SEBRAE/SC – sempre focadas na modernização da gestão da micro ou pequena empresa. Para facilitar o fornecimento das informações, foi desenvolvido um portal, onde o empresário contará também com outras facilidades, como listagem de fornecedores, uma biblioteca com normas técnicas, legislação do setor, dados e cotações atualizadas. O acesso ao Programa é gratuito e a inscrição é feita através do portal.
Metodologia
A metodologia do Sistema de Inteligência Setorial pressupõe a interação entre os analistas especialistas e os empresários do setor. Para isso, são realizadas reuniões mensais, para que a equipe do sistema possa coletar as expectativas do público e mensurar os resultados obtidos com as estratégias adotadas. Em suma, o SIS estará sendo ajustado permanentemente para as necessidades do setor. A coordenação do trabalho de inteligência setorial é feita por um gestor, que dirige uma equipe de especialistas e assistentes de informação, pesquisadores, jornalistas e analistas de sistemas.
(Floripa News, 14/08/2008)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *