Urbanista alerta para limite ecológico que vivem as cidades da América Latina
27/08/2008
Caboclo tranca-rua
28/08/2008

Consumo sustentável é a alternativa para indústria no século 21

O consumo sustentável é a alternativa para a indústria no século 21. O tema permeou as palestras do segundo dia do Cintec Plásticos realizado nesta quarta-feira, 27, dentro da programação da Interplast 2008, em Joinville (SC). De acordo com Guilherme de Castilho Queiroz, do Cetea – Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Embalagens – Ital, a população deve se conscientizar da importância das pequenas ações no seu dia-a-dia. “Ou todo mundo incorpora o consumo de materiais reciclados ou vamos permanecer no palavreado e a sustentabilidade ficará em segundo plano”, registrou.

Quando o tema é sustentabilidade, um dos principais pontos levantados por Queiroz é a necessidade da avaliação do ciclo de vida da embalagem. Por meio desta avaliação é possível registrar o consumo de matéria-prima e energia, além dos índices de emissão de resíduos para o ar e para a água e o de resíduos sólidos. Com estes dados é possível conhecer o produto como um todo e ter respostas ao consumidor que, a cada dia, torna-se mais exigente. Ele destaca que ao planejar um produto, dois pontos são fundamentais hoje: a reciclagem e a reutilização, especialmente no caso de plásticos cuja matéria-prima são fontes não renováveis.

Da Universidade de São Paulo, Elisabete Frollini, destacou a importância das matérias-primas renováveis como o bagaço da cana-de-açúcar, sisal e o coco. “São fontes anuais e de renovação constante que, aos poucos, começam a ser incorporadas pelas indústrias, especialmente a automobilística”, disse.

A Interplast 2008 recebeu também nesta quarta a visita de dirigentes do Simplás – Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho. A visita faz parte de uma parceria da entidade com o Simpesc – Sindicato da Indústria de Material Plástico no Estado de Santa Catarina. Além de conhecer as novidades da Interplast, os dirigentes do Simplás divulgam, junto aos expositores, a Plastech Brasil 2009 – Feira de Tecnologias para Termoplásticos e Termofixos, Moldes e Equipamentos que será realizada em de 2009, em Caxias do Sul/RS. Durante a Plastech, o sindicato catarinense irá participar também com estande, para divulgar a Interplast 2010.

A parceria entre os dois sindicatos, segundo Orlando Marin, presidente do Simplás, é resultado de uma união forte do setor. “Os dois sindicatos enxergam as feiras não como concorrentes, até porque elas acontecem em anos diferentes, mas como complemento de um setor que cresce a cada ano”, destacou Marin.

Na quinta-feira, o Simplás também traz uma missão com empresas associadas. Estão confirmados três ônibus com empresários para prestigiar a feira catarinense.

(Revista MakingOf, 28/08/2008)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *