Pontes
22/08/2008
Agenda: de 25 a 31 de agosto de 2008
22/08/2008

Condomínio tecnológico sai do papel

Os três primeiros editais para a construção de empreendimentos no Sapiens Parque, na Capital, foram lançados ontem, na sede da SC Parcerias, no Centro Administrativo do governo do Estado. Eles disponibilizam 14 mil metros quadrados para a edificação de sete unidades, cujas obras começam em 2009, com a geração de 700 empregos e estimativa de investimentos privados da ordem de R$ 15 milhões na primeira fase.
O Sapiens Parque tem área de 4,5 milhões de metros quadrados em Canasvieiras, no Norte da Ilha, metade reservada à preservação ambiental, que pretende abrigar empresas de tecnologia, pesquisa, desenvolvimento e serviços empresariais. Segundo o seu diretor executivo, José Eduardo Fiates, os editais oferecem vantagens aos investidores que quiserem apostar nos terrenos.
– O propósito dos prédios construídos é receber empresas de tecnologia ou serviços empresariais. Estamos licitando a melhor proposta para a construção de um centro empresarial. A Sapiens entra com o terreno, e o empreendedor, com recursos financeiros para construir o prédio, sendo que a Sapiens fica com uma participação acionária do negócio. Para isso, será criada uma sociedade de propósito específico (SPE).
O empreendedor não ficará descapitalizado porque não precisará comprar o terreno inicialmente, embora possa adquiri-lo mais tarde. Com isso, o Sapiens Parque pretende evitar a especulação imobiliária.
– Este modelo nos dá maior controle sobre os prazos de construção. Como sócios do empreendimento, também poderemos ter maior controle sobre o tipo de empresa que vai se instalar no parque, para evitar que haja distorção do que se pretende – afirmou Fiates.
Obras de infra-estrutura no próximo semestre
As obras de infra-estrutura para receber os prédios começam no primeiro semestre do ano que vem, quando o Sapiens Parque deve injetar R$ 5 milhões. As empresas terão até dois anos para erguer as edificações a fim de que, ao longo de 2010, todos os prédios estejam prontos. Conforme o presidente do Sapiens, Saulo Vieira, o lançamento dos editais concretiza tudo o que foi programado para o empreendimento, até então um projeto, que sai do papel agora.
– Esta é a fase zero de seis fases. Estamos deflagrando o Sapiens Parque, que deixa de ser um projeto. Agora, é uma realidade, com o objetivo de fomentar a tecnologia. O Sapiens é inovador e tecnológico, porque visa à indústria do conhecimento para aproveitar a potencialidade de Florianópolis, onde estão as universidades.
Vieira destacou que, na conclusão do projeto, deverão estar trabalhando no Sapiens Parque 10 mil pessoas entre tecnólogos e engenheiros, além de outros 20 mil empregos diretos.
(Simone Kafruni, DC, 22/08/2008)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *