Acaert debate o futuro da mídia
13/08/2008
Lixo e cidadania
13/08/2008

Otrekking é a atividade mais universal de turismo de aventura: não requer esquipamentos especiais e pode ser praticado numa variedade grande de ambientes. Santa Catarina apresenta cenários encantadores e a diversidade de paisagens propicia desde explorações em lugares quase intocados até caminhos sinalizados, próximos dos confortos urbanos.
As caminhadas por trilhas em lugares de natureza preservada podem ser praticadas por todos, respeitando o limite físico de cada um. A presença de guias experientes evita o risco de se perder na mata.
A Ilha de Santa Catarina tem uma grande diversidade de caminhos e trilhas, os quais apresentam as mais diversas características. Praias, costões, lagoas, dunas, cachoeiras e morros cobertos pela Mata Atlântica compõe um cenário belíssimo para caminhadas e outras aventuras em Florianópolis.
Alguns caminhos e trilhas têm uso regular, servindo de acesso a praias, mantidos para passeios em áreas de preservação e com acesso a algumas comunidades isoladas, como as da Costa da Lagoa, dos Naufragados e do Santinho. Parte dos caminhos e trilhas sofre um processo de desaparecimento e esquecimento.
Naqueles em que o uso se tornou pouco freqüente, mesmo que tenha sido importante na história do passado da Ilha, é comum a criação de cercas, muros e construções em propriedades que impedem a passagem e camuflam os pontos de acesso, aos poucos tomados pela regeneração da vegetação ou perdidos pelo desmatamento.
Dicas importantes
– Calçados – Podem ser usadosP desde botas de couro simples ou de hiking, encontradas nas lojas de artigos para camping, até um bom tênis velho, e que tenham solados de borracha para aderir às rochas e seixos que estão presentes em quase todos os caminhos e trilhas
– Roupas – A roupa apropriada varia de acordo com o trajeto do caminho ou trilha, suas características e condições atmosféricas. Calças de tecido resistente e confortáveis e camisetas são suficientes.
Camisetas ou coletes com bolsos fechados são uma boa opção para quem prefere caminhar sem mochila.
Uma capa de plástico de pouco volume é boa opção para levar na mochila, principalmente para quem caminhar durante as tardes de verão, quando ocorrem aguaceiros fortes.
– Mochila – Caso seja necessário carregar algum apetrecho, é aconselhável o uso de mochilas pequenas com bolsos externos que possam acondicionar objetos que devem estar à mão, como câmeras e filmes, por exemplo.
Para quem caminha é importante estar com as mãos limpas para apoio em árvores e rochas e pata se apoiar em caso de escorregões e quedas.
– Alimentos – Deve-se dar preferência aos alimentos energéticos e de pouco peso e volume, como chocolates, compostos de grãos secos, frutas secas ou frescas que ajudam a hidratar, queijos secos, biscoitos etc.
– Objetos – Dispensa-se o uso de facões (não permitidos em parques)
Levar um saco plástico é necessário para acondicionar o lixo, canivete, um guia e um pequeno estojo de primeiros socorros são aconselháveis
– Sugestões de trilhas – Lagoinha do Leste e Lagoa do Peri
Solidão, Saquinho, Naufragados, Costa da Lagoa , Ilha do Campeche
– Informações – SANTUR – Santa Catarina Turismo SA
Site: www.sol.sc.gov.br/santur
(DC, 13/08/2008)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. Luiza disse:

    Senhores,
    Ando procurando uma relação bem completa dos caminhos e trilhas da grande Florianópolis mas não estou tendo êxito. Preciso para minha faculdade (Turismo) e já faz um bom tempo que estou frustrada, não consigo localizar. Quem sabe vocês poderiam ajudar-me? Obrigada. Luiza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *