Baleias aparecem na Capital
06/08/2008
Universidade discute projeto de biogás com empresa alemã
06/08/2008

Architectour 2008 começa em Florianópolis

O Architectour 2008 – Seminário Internacional de Arquitetura para o Turismo começa no dia 7 de agosto (quinta-feira),, com as aguardadas presenças do arquiteto americano Chien Chung Pei, e do engenheiro dinamarquês Thomas Gierlevsen, que estarão pela primeira vez no Brasil. O evento acontece no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e vai reunir referências nacionais e internacionais do segmento para discutir a falta de planejamento das grandes metrópoles e a maneira como o assunto vem sendo tratado tanto no Brasil quanto na Europa.
Também serão debatidos temas como urbanismo e qualidade de vida, novas arquiteturas no desenvolvimento das atividades turísticas, revitalização das cidades para o turismo, cases de sucesso no planejamento urbano ao redor do mundo e políticas públicas para a sustentabilidade. O Seminário é voltado para arquitetos, ambientalistas, geógrafos, engenheiros, turismólogos, historiadores, designers, administradores públicos, entre outros.
Com painéis e palestras de especialistas de várias nacionalidades e diversos estilos, Florianópolis vai se transformar na capital do planejamento do espaço turístico durante os dois dias do evento. Segundo Hamilton Lyra Adriano, organizador do Seminário, a idéia é investir esforços no debate do planejamento do espaço turístico por meio de aspectos arquitetônicos, urbanísticos e por temas afins “Pensar o turismo única e exclusivamente pelo viés econômico proporciona sua exploração de forma equivocada, sem a preocupação com a preservação do espaço. O objetivo do evento é criar estratégias de valorização da cultura e preservação do meio ambiente; dar visibilidade ao debate acerca dos impactos do turismo convencional; além de promover políticas que privilegiem o turismo sustentável “, declara.
Palestrantes Internacionais – Entre as referências internacionais que estarão no evento, estão o arquiteto chinês Chien Chung Pei e o engenheiro dinamarquês Thomas Gierlevsen, que atua no grupo COWI, empresa de consultoria líder no domínio de engenharia costeira e marinha. Pei participou da elaboração do projeto da pirâmide de vidro do Museu do Louvre, em Paris e Gierlevsen é famoso por ser o responsável pelo projeto da luxuosa “The-Pearl-Qatar” (a perola Catar), a maior ilha artificial do mundo localizada na capital do Qatar. Outro destaque do evento é o casal francês Elisabeth e Christian de Portzamparc, referências na questão de sustentabilidade. Entre as obras mais conhecidas dele estão a Torre LVMH em Nova York, edifícios habitacionais no Japão e a embaixada da França em Berlim. Ela é responsável pelo projeto arquitetônico do novo principiado de mônaco. O argentino Rubén Pesci e os arquitetos Máximo Rumis e Marcela Leiva, ambos da DPZ Latin América, maior escritório de planejamento urbano do mundo, também confirmaram presença no evento.
Palestrantes Nacionais – Entre os conferencistas brasileiros estão Marcelo Ferraz, Francisco Fanucci, Roberto Rodrigues Rita, Carlos Bratke, Simara Callegari, Nelson Teixeira Netto, Norberto Sganzerla, Hélio Bairros, Rogério Gomes, José Carlos Ferreira Rauen, Soraya Nór,Cristina Maria da Silveira Piazza, André Schimitt,Clarisse de Almeida, Valdir Walendowsky, Fernando Marcondes de Mattos. A programação completa pode ser conferida no site www.architectour.com.br.
Architectour 2008 – Seminário Internacional de Arquitetura para o Turismo, dias 7 e 8 de agosto, no Centro de Convenções da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. Site Oficial: www.architectour.com.br. Fadel Cursos: (48) 3246.5250
(Portal Fator Brasil, 06/08/2008)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *