Florianópolis sedia encontro do GT Pró-Convivência Familiar e Comunitária
07/07/2008
Moradores temem impacto ambiental
07/07/2008

Uma semana para discutir museologia e cultura na UFSC

Uma semana repleta de autoridades internacionais e especialistas em museologia, diretores de museus da América Latina, debates sobre temas instigantes e com uma programação paralela que inclui as exposições “UNE – 70 anos de história e memória” e “MST – 25 anos: direito à memória e direito à terra” começa hoje (07/07) na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis. Até sexta-feira, dia 11, o III Fórum Nacional de Museus deverá atrair 2.500 pessoas ao Centro de Cultura e Eventos e à Praça da Cidadania da UFSC, na Trindade, num evento que tem como tema “Museus como agentes de mudança social e Desenvolvimento”. A iniciativa é do Departamento de Museus e dos Centros Culturais (DMU) do Iphan, sistemas ligados ao Ministério da Cultura. A abertura oficial será às 18h desta segunda-feira na UFSC.
Museus como espaços de construção da cidadania, a diversidade da museologia ibero-americana e o lugar dos museus no Plano Nacional de Cultura são alguns dos temas incluídos na programação do fórum. Estão confirmadas as presenças do ministro interino da Cultura, Juca Ferreira, e de 10 deputados federais que vão participar de uma reunião de parlamentares ibero-americanos vinculados ao tema da cultura. A programação paralela prevê ainda a realização do 2º Encontro Ibero-americano de Museus (de 8 a 10 de julho), do 3º Encontro Nacional de Estudantes de Museologia (7 a 9), do Encontro dos Professores Universitários do Campo da Museologia (7 e 8) e da assembléia anual do ICOM Brasil (8).
Também haverá uma reunião preparatória para o 1º Seminário sobre Museus-casas e Memoriais de Presidentes da República, a partir das 10h do dia 9, quarta-feira. Para a área da tenda, o hall de entrada da Reitoria da UFSC e o hall do Centro de Eventos estão programadas uma exposição de pôsteres e as mostras “Impressões visuais” e “Museu da Maré”. A Editora da UFSC vai montar no Centro de Cultura e Eventos um estande com livros próprios e títulos de outras editoras, principalmente aqueles de temas ligados à museologia.
Os especialistas mais destacados do evento são Mário Moutinho, da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, de Portugal; Mário Chagas, do Demu/Iphan; Hughes de Varine-Boham, ex-presidente do ICOM; Bárbara Freitag, da UnB; Jaqueline Moll, do Ministério da Cultura; Ulpiano Bezerra de Menezes e Fernando Pinheiro, ambos da USP.
PROGRAMAÇÃO
Dia 7 – Segunda-feira
Reunião dos grupos de trabalho – das 14h às 17h
Abertura oficial – 18h
Dia 8 – Terça-feira
Painel 1 – “Museus e o diálogo cultural” – das 10h às 12h
Painel 2 – “Museus como espaços de construção da cidadania” – das 10h às 12h
Mini-cursos e reuniões dos grupos de trabalho – das 14h às 17h
Conferência “Museus como agentes de mudança social e desenvolvimento” – 17h30
Dia 9 – Quarta-feira
Painel 3 – “O lugar dos museus no Plano Nacional de Cultura” – das 10h às 12h
Painel 4 – “Museus: entre o sagrado e o profano” – das 10h às 12h
Mini-cursos e reuniões dos grupos de trabalho – das 14h às 17h
Conferência “Memória, cultura e sociedade” – 17h30
Dia 10 – Quinta-feira
Painel 5 – “O trabalhador do museu como agente de mudança social e desenvolvimento” – das 9h às 11h
Painel 6 – “Diversidade museal ibero-americana” p das 9h às 11h
Painel 7 – “Economia dos museus” – das 11h às 13h
Painel 8 – “A arte e os museus como fatores de mudança social e desenvolvimento” – das 11h às 13h
Mini-cursos e reuniões dos grupos de trabalho – das 15h às 18h
Conferência “Museus e cidades educadoras” – 18h30
Dia 11 – Sexta-feira
Plenária final – Manhã
Visitas a museus – Tarde
Festa de encerramento – Noite
Mais informações podem ser obtidas no fone (48) 3721-9325 e no site www.3forumnacionaldemuseus.com.br
(Agecom, 07/07/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *