Autoridades no Fórum Nacional de Museus, na Capital
08/07/2008
Defesa Civil define data e programação de fórum estadual para prevenção de desastres
08/07/2008

UFSC recebe exposição “Museu 1968/2008 – O acervo em destaque”

Prossegue na Galeria de Arte da UFSC a exposição “Museu 1968-2008 – o acervo em destaque”, com peças dos acervos Arqueológico, Etnológico Indígena e de Cultura Popular do Museu Universitário da UFSC. Obras de Franklin Joaquim Cascaes, cujo centenário de nascimento é comemorado em 2008, também foram incluídas na exposição. Este ano o Museu da UFSC completa 40 anos.

A mostra faz parte da programação Cultural do III Fórum Nacional de Museus, que acontece em Florianópolis de 7 a 11 de julho. Pode ser visitada de 25 de junho a 18 de julho, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h30min. Gratuito e aberto à comunidade.

A exposição destaca 33 objetos, provenientes de contextos espacial e temporalmente diversificados. Contextos estes que se referem a aspectos da cultura material de populações pré-coloniais brasileiras (catarinense e amazônica – doada pela família de Tom Wilde), indígenas catarinenses (Xokleng e Guarani) e amazonense (Tikuna, do Alto Solimões).

Os artefatos Xokleng e Tikuna foram coletados pelo professor Silvio Coelho dos Santos, durante etapas de pesquisas de campo entre estas populações indígenas. Do artista e documentarista Franklin Joaquim Cascaes são apresentadas seis obras. Também fazem parte da exposição exemplares de cerâmica figurativa josefense e rendas de bilro da coleção Doralécio Soares (adquiridas com o apoio da Caixa Econômica Federal).

Esta exposição, que agora acontece na Galeria de Arte da UFSC, em outras oportunidades deverá ser vista no “pavilhão de exposições” do Museu, que está em construção. A obra foi iniciada em 2003, com 1200 m2, além dos 600 m2 do ático, e está em fase de conclusão. Com essa nova área o espaço para exposições permanentes e temporárias do museu deverá ser de cerca de cinco vezes maior do que o espaço antigo.

O Museu Universitário da UFSC tem a sua origem em 1968, quando foi inaugurada a sede do Instituto de Antropologia. Com a Reforma Universitária, em 1970, o Instituto se transformou em Museu de Antropologia. Em 1978, passou a se chamar Museu Universitário; e, em 1993, recebeu a denominação Museu Universitário “Professor Oswaldo Rodrigues Cabral”, em homenagem ao seu idealizador, fundador e primeiro diretor.

Atualmente, o Museu desenvolve atividades de pesquisa, ensino e extensão através dos seus quadros de atuação: Arqueologia (pré-colonial e histórica), Etnologia Indígena, Cultura Popular e Museologia.

Segundo Teresa Domitila Fossari, diretora do Museu Universitário, “é a partir do acervo do museu – representações da cultura material das populações pré-coloniais, coloniais e populações indígenas no Estado de Santa Catarina e de outros – que se fundamentam suas ações cotidianas, fomentando a reflexão crítica sobre a diversidade cultural”.

O acervo é caracterizado pela diversidade de suportes (material lítico, cerâmico, vidro, papéis, cestaria, cerâmica, tecidos, ferro, argila, plumária, madeira, fibras vegetais) provenientes, em grande parte, de pesquisas realizadas pelos integrantes e colaboradores do museu. Enquanto fonte de elaboração de problemáticas e desenvolvimento de pesquisas, este acervo vem sendo disponibilizado para pesquisadores de instituições de ensino superior nacionais e internacionais. Segundo Fossari, o museu vem ao longo de quarenta anos firmando no panorama brasileiro uma trajetória iniciada pelo seu primeiro diretor e fundador Oswaldo Rodrigues Cabral.

O Museu Universitário e a Galeria de Arte, vinculada ao Departamento Artístico Cultural, fazem parte da Secretaria de Cultura e Arte da Universidade Federal de Santa Catarina.

Serviço

O QUÊ: Exposição do Acervo Arqueológico, Etnológico Indígena e de Cultura Popular do Museu Universitário da UFSC
VISITAÇÃO: de 25 junho a 18 de julho, de segunda a sexta-feira, das 10 às 18h30.
QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade.
ONDE: Galeria de Arte da UFSC, prédio do Centro de Convivência, Trindade/Florianópolis.
CONTATO: Galeria de Arte da UFSC: (48) 3721-9683 e galeriadearte@dac.ufsc.br Ou Museu Universirtário: (48) 3721-9325 e museologia@museu.ufsc.br
Visite: www.dac.ufsc.br e www.museu.ufsc.br

(Agecom, 08/07/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *