Vale a pena apostar na Copa de 2014
31/07/2008
SC ganha ponto no turismo mundial
31/07/2008

Litoral do Estado é um mar de oportunidades

Santa Catarina precisa explorar melhor o seu potencial costeiro com belas praias e enseadas para a promoção do turismo náutico e de cruzeiros, indicou o presidente do Conselho Mundial de Viagem e Turismo (WTTC), Jean-Claude Baumgarten. Apesar de conhecer pouco o Litoral catarinense, considerou-o pouco utilizado, com oportunidades, principalmente, para construção de mais marinas.
Com esses atrativos e a promoção de esportes como o golfe, Baumgarten acredita que o Estado deve ampliar a atração de turistas de alto poder aquisitivo. Iates e casas de luxo na costa devem trazer mais dinheiro e também contribuir para a construção de uma boa imagem no mercado internacional.
Tratando de outro aspecto dos negócios, Baumgarten afastou alarmes sobre as preocupações com cuidados ambientais no turismo. Para ele, aderir a responsabilidades ecológicas deve ser uma tendência inevitável para os negócios num futuro próximo. O encarecimento das matérias-primas e da energia tornará o consumo consciente o melhor negócio. Nas suas próprias palavras, “ser verde será lucrativo”.
– Eu odeio a ditadura do verde. Não é assim que se solucionam as coisas. O verde precisa se tornar lucrativo – afirmou.
O presidente do WTTC respondeu durante dois blocos aos questionamentos de autoridades públicas, jornalistas e empresários catarinenses. Eles buscaram, principalmente, indicações sobre como incrementar os negócios do turismo no Estado e também como aproveitar os seus benefícios para a comunidade.
Ao primeiro questionamento, feito pela presidente da Embratur, Jeanine Pires, sobre como se obter competitividade no turismo, Baumgarten indicou qual a principal medida para o desenvolvimento do setor: a atividade deve ser eleita como prioridade pelo chefe de Estado, pessoalmente.
– Em todos os lugares onde o chefe de Estado assumiu o turismo como prioridade, as coisas aconteceram.
Diante de sua convicção de que o turismo deve se expandir ainda mais nos próximos anos, o presidente do WTTC foi questionado pelo jornalista Moacir Pereira se a melhor estratégia para acompanhar essa tendência seria a concentração em nichos. Baumgarten assinalou que o foco em determinadas áreas é essencial.
– Em um banquete você não consegue comer tudo, se não fica com dor de estômago. É preciso escolher – comparou ele.
O desafio, portanto, seria identificar os nichos certos.
O colunista Cacau Menezes abordou a questão do turismo de elite, que tem crescido, principalmente, no Litoral do Estado, o que, na sua avaliação, acaba deixando de lado a recepção a visitantes mochileiros. Baumgarten argumentou, usando exemplos de destinos citados pelo colunista, como Saint-Tropez, na França, e a ilha de Ibiza, na Espanha, que esses locais contam tanto com opções de turismo de luxo quanto com alternativas mais modestas.
Da mesma forma, afirmou que o Estado deve promover turismo para todas as classes. Não se pode perder de vista, disse ele, que o mochileiro de hoje é o visitante que um dia voltará com mais dinheiro para gastar.
Tocando em um assunto considerado um dos principais gargalos para a expansão do turismo, a jornalista Estela Benetti questionou sobre as obras de infra-estrutura necessárias ao país e ao Estado.
Ressalvando que, acima de tudo, é preciso definir a atividade como prioridade, Baumgarten indicou que é fundamental estabelecer melhorias em saneamento básico, aeroportos e rodovias. Ele destacou que se tratam de projetos de médio prazo, para serem planejados para os próximos cinco ou 10 anos.
Recado do exterminador do futuro
Baumgarten disse ser contrário a “ditadura verde”. O especialista afirmou que melhor palestra que ouviu sobre meio ambiente foi feita pelo governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger. O ex-astro de cinema disse que, depois do Vale do Silício, a Califórnia vai criar o ecovale porque lucrará com isso.
– Vindo do exterminador do futuro, há esperança – completou Mário Motta, o mediador do Painel RBS.
Metade do ano em viagens
Apesar de encurtar sua explanação, o viajante Baumgarten avisou logo de início que queria deixar a maior parte de sua bagagem com os debatedores e a platéia. Referia-se aos conhecimentos e experiências de quem passa metade do ano em viagens ao redor do mundo. Ao final garantiu: sua bagagem estava quase vazia.
Mais
O Brasil recebeu 5 milhões de turistas estrangeiros no ano passado
Turistas estrangeiros deixaram 5bi de dólares no país em 2007
O Brasil é a 14a economia mundial no que se refere ao turismo
(João Grando, DC, 31/07/2008)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *