Agenda: de 07 a 13 de julho
04/07/2008
Florianópolis sedia encontro do GT Pró-Convivência Familiar e Comunitária
07/07/2008

Florianópolis sedia Fórum Nacional de Museus

Com o tema “Museus como agentes de mudança social e desenvolvimento”, começa na segunda-feira, dia 7, o 3º Fórum Nacional de Museus. Promovido pelo Departamento de Museus e Centros Culturais (DEMU) do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e com apoio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), o evento será realizado até o dia 11/07, sexta-feira, no Campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis.
O tema, de profundo impacto e importância para o campo museal na contemporaneidade, foi criado pelo DEMU e adotado por todos os países da Ibero-América como lema orientador das comemorações em 2008 do Ano Ibero-americano de Museus e do dia 18 de maio – Dia Internacional dos Museus.
O 3° FNM será um espaço de troca de experiências entre a comunidade museológica, sociedade civil, museus e órgãos de gestão museológica federais, estaduais e municipais. O evento permitirá delinear diretrizes não apenas para democratizar o acesso aos museus instituídos, mas também para democratizar o próprio museu compreendido como tecnologia e ferramenta de trabalho adequada para uma relação nova, criativa e participativa com o passado, o presente e o futuro.
Durante o Fórum serão oferecidos mini-cursos de capacitação em diversas áreas de atuação do campo museológico. Também serão reunidos grupos de trabalhos temáticos para discussão das diretrizes da Política Nacional de Museus – PNM.
Paralelamente à programação principal, serão realizados o 3° Encontro Nacional de Estudantes de Museologia- ENEMU; o Encontro Nacional de Professores Universitários de Museologia; o 2º Encontro Ibero-americano de Museus, que reunirá representantes da área museológica dos 22 países da Ibero-América,; a Reunião preparatória para o 1º Seminário sobre Museus-casas e Memoriais de Presidentes da República; e a Assembléia anual do ICOM Brasil.
O Fórum Nacional de Museus é um evento bienal, de abrangência nacional, com o objetivo de refletir, avaliar e estabelecer diretrizes para a Política Nacional de Museus e para o Sistema Brasileiro de Museus.
Resultados esperados
– Continuidade das ações da Política Nacional de Museus;
– Contribuir para o debate sobre o papel dos museus como agentes de mudança social e desenvolvimento, visando a consolidação do tema escolhido para celebrar o Ano Ibero-americano de Museus em 2008.
– Estimular a criação de redes de informação, formal (redes temáticas dos museus) ou informal, entre os museus brasileiros;
– Promover o intercâmbio entre profissionais e estudantes de museologia;
– Propiciar um ambiente de reflexão da Política Nacional de Museus, com o objetivo de consolidar as suas ações e diretrizes;
– Embasamento para os trabalhos do Sistema Brasileiro de Museus.

Informações Gerais

3º Fórum Nacional de Museus
Data: 7 a 11 de julho de 2008
Local: Campus da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC– Bairro Trindade, Florianópolis – Santa Catarina.
Objetivo: Refletir, avaliar e estabelecer diretrizes para a Política Nacional de Museus e o Sistema Brasileiro de Museus
Público alvo: Profissionais de museus, museólogos, historiadores, antropólogos, arqueólogos, artistas, sociólogos, educadores, professores, secretários estaduais e municipais de cultura, agentes de cultura, estudantes e interessados no tema.
Realização: Departamento de Museus e Centros Culturais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (DEMU/IPHAN) e Associação Brasileira de Museologia (ABM).
Apoio: Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus – (ICOM –Br); Universidade Federal de Santa Catarina; Fundação Catarinense de Cultura; SANTUR; FUNTURISMO; Secretaria de Estado do Turismo, Cultura, e Esporte; Governo do Estado de Santa Catarina; Museu Universitário de Santa Catarina; NEMU – Núcleo de Estudos Museológicos – UFSC; Prefeitura Municipal de Florianópolis; Fundação Franklin Cascaes.
Patrocínio: Petrobras, Caixa Econômica Federal, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Programação
07/07/2008 – segunda-feira
Manhã
09h às 17h – Credenciamento e novas inscrições
Tarde
14h às 17h – Reunião dos Grupos de Trabalho
18h – Abertura oficial
08/07/2008 – terça-feira
Manhã
09h às 12h – Comunicações Coordenadas
10h às 12h – Painéis
Painel 01 – Museus e o diálogo intercultural
Regina Vasconcellos (Museu do Homem do Norte – Manaus/AM), Ana Maria da Costa Leitão Vieira (Memorial do Imigrante de São Paulo), Washington dos Anjos (Museu Capixaba do Negro – MUCANE – Vitória/ES), Ilka Boaventura Leite (Universidade Federal de Santa Catarina)
Painel 02 – Museus como espaços de construção da cidadania
Maria Lúcia Meireles Reis (Centro de Voluntariado de São Paulo), Nóris Leal (Museu Militar do Comando Militar do Sul), Joana D’Arc Fernandes Ferraz (Grupo Tortura Nunca Mais), Marlúcia Santos de Souza (Faculdade de Educação Duque de Caxias)
Tarde
14h às 17h – Mini-cursos
14h às 17h – Reunião dos Grupos de Trabalho
17h30min – Conferência – Museus como agentes de mudança social e desenvolvimento
Mario Chagas (DEMU/IPHAN), Mário Moutinho (Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias/Portugal) e Hugues de Varine-Bohan (consultor em desenvolvimento local e comunitário e ex-Presidente do ICOM no período de 1965 a 1974)
09/07/2008 – quarta-feira
Manhã
09h às 12h – Comunicações Coordenadas
10h às 12h – Painéis
Painel 03 – O lugar dos Museus no Plano Nacional de Cultura
José do Nascimento Júnior (DEMU/IPHAN), Antônio Carlos Pinto Vieira (Associação Brasileira de Museologia), Letícia Julião (SUM/MG), Daniel Hora (Secretaria de Políticas Culturais/MinC), Myrian Sepúlveda (Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ)
Painel 04 – Museus: entre o sagrado e o profano
Manoel Papai (Associação de Amigos do Museu da Abolição), Tânia Neumann Kaufman (Arquivo Histórico Judaico de Pernambuco), Silmara Carvalho (Museu Nacional do Espiritismo)
Tarde
14h às 17h – Mini-cursos
14h às 17h – Reunião dos Grupos de Trabalho
17h30min – Conferência – Memória, Cultura e Sociedade
Ulpiano Bezerra de Menezes (Universidade de São Paulo) e Fernando Pinheiro (Universidade de São Paulo)

10/07/2008 – quinta-feira

Manhã
09h às 13h – Comunicações Coordenadas
09h às 11h – Painéis
Painel 05 – O trabalhador do museu como agente de mudança social e desenvolvimento
Maria Letícia Mazzuchi Ferreira (Universidade Federal de Pelotas), Ana Cristina Audebert Ramos de Oliveira (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia), Ângela Paiva (UNIBAVE), Carlos Roberto Brandão (ICOM Brasil)
Painel 06 – Diversidade Museal Ibero-americana
Alan Trampe (Subdirector de Museos de la DIBAM / Chile), Ana María Cortés Solano (Coordenadora do Programa Rede Nacional de Museus do Museu Nacional da Colômbia), Ana Azor Lacasta (Espanha), Brenda Porras (Subdirectora de Museos y Centros Culturales / Guatemala), Luisa De Pena Díaz (Directora General de Museos / Red Nacional de Museos / República Dominicana)
11h às 13h – Painéis
Painel 07 – Economia dos Museus
Eneida Braga Rocha (DEMU/IPHAN), Eduardo Saron (Instituto Itaú Cultural), Ana Carla Fonseca Reis (Cultura e Mercado), Frederico Barbosa (IPEA)
Painel 08 – A arte e os museus como fator de mudança social e desenvolvimento
Martha Niklaus (Galeria do Lago/Museu da República/IPHAN), Cláudia Márcia Ferreira (Centro Nacional de Cultura Popular/IPHAN), Márcio Caires (Ponto de Cultura Grãos de Luz e Griô), Gabriela Aidar (Pinacoteca do Estado/SP)
Tarde
15h às 18h – Mini-cursos
15h às 18h – Reunião dos Grupos de Trabalho
18h30min – Conferência – Museus e Cidades Educadoras
Bárbara Freitag (Universidade de Brasília) e Jaqueline Moll (Ministério da Educação e Cultura)
11/07/2008 – sexta-feira
Manhã
Plenária Final – apresentação dos resultados dos Grupos de Trabalho
Tarde
Visitas a Museus
Noite
Festa de encerramento por adesão
MAIS INFORMAÇÕES
www.3forumnacionaldemuseus.com.br
– Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina – Marli Fávero – (48) 3953-2375
(Deluana Buss, Fundação Catarinense de Cultura, 03/07/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *