Florianópolis sedia Fórum Nacional de Museus
04/07/2008
Uma semana para discutir museologia e cultura na UFSC
07/07/2008

Florianópolis sedia encontro do GT Pró-Convivência Familiar e Comunitária

Nos dias 7 e 8 de julho, será realizado o I Seminário Catarinense Pró-Convivência Familiar e Comunitária, em Florianópolis, Santa Catarina. Na ocasião, o Grupo Nacional de Trabalho Pró-Convivência Familiar e Comunitária vai debater acerca do investimento na família como opção para proteger crianças e adolescentes que estão vivendo em instituições como abrigos, nas ruas ou vítimas de maus tratos.
O tema central da discussão será “Metodologias de Trabalho com Famílias de Origem” apresentando casos de reintegração familiar de vários projetos do Brasil. Além disso, será abordada ainda a metodologia utilizada por esses programas com as famílias de origem e extensa de crianças e adolescentes em risco social.
O evento também comemora os 18 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pretende, ao final do encontro, instalar o GT Estadual que vai coordenar as ações em nível local. Será apresentado o Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito à Convivência Familiar e Comunitária – que contém 136 ações de proteção aos direitos de crianças e adolescentes.
Criado em novembro de 2005, por iniciativa da Associação Brasileira Terra dos Homens (ABTH) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o Grupo de Trabalho (GT) vem realizando encontros em diversas capitais para debater e disseminar modalidades alternativas à institucionalização de crianças e adolescentes e incentivar a criação de políticas públicas de apoio à família.
O objetivo do grupo – que é constituído por representantes dos governos estaduais e municipais e por entidades da sociedade civil – é articular as experiências positivas que têm permitido que crianças e adolescentes saiam das ruas ou de instituições como abrigos e voltem ao convívio de suas famílias e da comunidade, um direito previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
O seminário conta com o apoio da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, Unicef, Instituto C&A e será realizado no Auditório Antonieta de Barros (Assembléia Legislativa do Estado, Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310, Florianópolis, SC).
Confira a programação do evento.
(Adital, 04/07/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *