Projovem Urbano abre inscrições para jovens da Grande Florianópolis
14/07/2008
O futuro do nosso turismo
14/07/2008

Especialistas da Capital pedem criação do Instituto Brasileiro de Museus

Há pouco mais de uma semana, a Câmara aprovou projeto de lei que cria o Instituto Brasileiro de Museus e estabelece um estatuto para o setor. Durante o 3º Fórum Nacional de Museus, realizado de 7 à 11 de julho, em Florianópolis (SC), profissionais da área deram apoio ao projeto, que agora espera parecer do Senado Federal.
O museólogo da Fundação Energia e Saneamento, Paulo Nascimento, aproveita o evento – que reúne quase 2 mil profissionais e ativistas da área – para colher assinaturas que farão parte de um manifesto de apoio ao Projeto de Lei nº 7.568/06. Ele pretende encaminhar o documento às autoridades e espera conseguir a aprovação do projeto no Senado.
“A idéia do manifesto surgiu em 18 de dezembro de 2007, Dia do Museólogo. Foi uma iniciativa minha e da [também museóloga] Ana Karina Rocha e surgiu da idéia de mobilizar a área. Precisamos da institucionalização do campo museu e sentíamos que faltava apoio da sociedade, até para que o Demu [Departamento de Museus do Instituto Histórico e Artístico Nacional, o Iphan] tenha força de representatividade e possamos avançar nessas questões”, conta Nascimento.
A mobilização, num primeiro momento, foi por meio da internet. Paulo e Ana Karina distribuíram e-mails aos contatos mais próximos. Agora, no encontro em Florianópolis, conseguiram cerca de 300 assinaturas. O manifesto pontua o que Nascimento considera avanços na área, como a criação do próprio fórum, e pede que essa vire uma questão de Estado, perene, e, por isso, a institucionalização do setor se faria necessária.
“A idéia é encaminhar [o manifesto] para o Demu, num primeiro momento, e depois aos parlamentares, senadores, Ministério do Planejamento, ainda vamos pensar nas estratégias”, diz o especialista.
(Jornal Correio da Ilha, 11/07/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *