Projeto Escola Aberta para a Cidadania em Florianópolis
01/07/2008
UFSC discute mobilidade e acessibilidade
01/07/2008

As ciclovias de Florianópolis devem aumentar em 67,6% até o final de 2008. Desde 2005, a prefeitura está estendendo as faixas de trânsito destinadas exclusivamente a ciclistas. Hoje, existem 23 quilômetros – mais 15,5 quilômetros deverão estar concluídos até dezembro deste ano.
A ciclofaixa das ruas Rui Barbosa e Frei Caneca, no Bairro Agronômica, está praticamente pronta. Só faltam as placas de sinalização, que devem ser fixadas ainda nesta semana. Mesmo assim, alguns ciclistas já estão utilizando-a.
Odair Pereira de Andrade, de 25 anos, é um deles. Frentista, trabalha em um posto próximo ao trecho e vai ao trabalho sempre de bicicleta. Até poucas semanas atrás, no entanto, precisava pedalar pela calçada.
O diretor administrativo da Associação de Ciclousuários da Grande Florianópolis, André Geraldo Soares, vê com “bons olhos” o crescimento da malha cicloviária da cidade. Acredita que ela tem um efeito educativo sobre os motoristas, que passarão a respeitar aqueles que andam de bicicleta. Além disso, acha que o número de ciclistas deve aumentar com a integração das ciclovias.
Soares ressaltou porém, que, para que o número de ciclistas cresça, é preciso que motoristas não estacionem os carros nas ciclovias. Além disso, os adeptos à bicicleta precisam utilizar as faixas no sentido correto. A da Rua Frei Caneca, por exemplo, pode parecer estreita, mas foi construída para ser utilizada em um único sentido – o mesmo dos carros.
Os 15,5 quilômetros de ciclovias que serão construídos até o final do ano devem formar uma micro-rede. Assim, todas as faixas para ciclistas da cidade estarão interligadas.
A arquiteta do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf) e coordenadora do programa cicloviário, Vera Lúcia Gonçalves da Silva, acredita que essa rede fará com que mais pessoas utilizem a bicicleta como meio de transporte.
(DC, 01/07/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *