Floripa 2030 realiza segunda oficina do Grupo de Trabalho Ampliado
16/07/2008
Se vai consumir, que seja com responsabilidade
17/07/2008

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, anunciou ontem que, a partir de outubro próximo, todos os veículos novos sairão de fábrica com uma etiqueta informando seu volume de emissão de poluentes.
Segundo o ministro, isso vai permitir o consumo consciente. Quem comprar, vai poder escolher, por exemplo, o veículo que emite menos gás carbônico.
Minc revelou que a medida estava prevista em resolução e agora será colocada em prática. Em depoimento durante audiência pública na Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados, o ministro informou que a instalação da etiqueta já foi negociada com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
Minc informou, também, que no próximo dia 1º de outubro o Ministério assinará protocolo com cinco bancos públicos e quatro privados, ainda não identificados, para que não financiem empreendimentos ambientalmente insustentáveis. O protocolo estabelece, também, melhores condições de crédito para tecnologias limpas.
O ministro afirmou que anunciará hoje um pacote de medidas para agilizar o processo de licenciamento ambiental de obras, principalmente no setor de infra-estrutura. Minc batizou o pacote de Destrava Ibama. A informação foi dada durante entrevista coletiva na sede do Ibama, em Brasília.
– São várias medidas, decretos e portarias que vão tornar o licenciamento mais rápido, mais ágil e mais rigoroso – adiantou o ministro.
Minc disse que a idéia central do pacote de medidas é reduzir “etapas inúteis” no processo de licenciamento, para encurtar prazos.
– Teremos menos carimbos e mais efetividade no que importa, que é saber se o empreendimento vai ou não poluir – disse.
(DC, 17/07/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *