Polyphonia Khoros se apresenta no TAC
17/06/2008
Muita água na Praça Celso Ramos
17/06/2008

UFSC inicia montagem de pequeno Museu de Ciência

A UFSC iniciou nesta segunda-feira, 16/6, a montagem de oito brinquedos interativos de grande porte no campus universitário. Os equipamentos estão sendo implantados entre o Planetário e o Observatório Astronômico. Um giroscópio, uma bicicleta suspensa, gangorras, balanços e um ´telefone sem fio`, estão entre os instrumentos que darão origem a um pequeno museu de ciência ao ar livre na universidade.
A iniciativa associa a possibilidade de que a UFSC amplie suas atividades de divulgação da ciência ao desafio de sensibilização de autoridades para a construção do primeiro museu de ciência do Estado – o Parque Viva a Ciência, projetado para o aterro da Baía Sul, em Florianópolis (leia mais abaixo).
Enquanto a proposta do parque aguarda liberação do terreno, já solicitado à Secretaria de Patrimônio da União, a UFSC monta seu cantinho da ciência. Com os oito brinquedos, adquiridos de fabricantes que produzem materiais para museus de outros estados, vai incentivar crianças e adultos a tomarem contato com conceitos importantes, curiosos e complexos da física.
Mas, explica Nelson Canzian da Silva, um dos professores envolvidos com o projeto, não há a expectativa de que a visitação seja uma aula sobre acústica, gravidade, ressonância magnética ou oscilação. “Há diferentes filosofias relacionadas aos parques de ciência”, lembra o professor que há anos se preocupa com a popularização de conceitos da física.
Segundo ele, uma concepção bastante comum leva em conta que as pessoas não vão a um museu para aprender sobre física ou outra ciência. É preciso dar ao visitante a liberdade de ser guiado por sua curiosidade e, se ele quiser dirigir perguntas aos monitores, procede dessa forma. Ou simplesmente experimenta e interage com aquilo que chama mais sua atenção, fica sensibilizado com os equipamentos e acaba tomando contato com um novo vocabulário.
O professor lembra que o processo lúdico e de encantamento com os equipamentos pode funcionar como uma introdução ao mundo da ciência. No caso de visitas de escolas, abre possibilidades para que os assuntos sejam retomados em sala de aula.
Implantado com recursos do CNPq e da Finep, o pequeno museu ao ar livre da universidade será também mais uma possibilidade para recepção dos estudantes nas visitas agendadas pelo projeto ´Venha conhecer a UFSC`. Esse projeto permite que, todas as semanas, estudantes de colégios de ensino fundamental e médio façam um tour pela universidade. Localizados junto ao Planetário e ao Observatório Astronômico, os novos equipamentos vão ampliar a interação da sociedade com a UFSC.
Equipamentos que serão instalados na UFSC
Fotos: Paulo Noronha/Agecom
– Giroscópio
– Bicicleta Suspensa
– Cadeira Auto-Elevatória
– Balanços Desiguais
– Gangorras assimétricas
– Conjunto de Tubos Seletores de Freqüência
– Tubos de Atraso de Som
– Refletores parabólicos
O Parque Viva a Ciência
A proposta do Parque Viva a Ciência é implantar, no aterro da Baía Sul, em Florianópolis, nas proximidades do Armazém Vieira e do Terminal Urbano do Saco dos Limões, um espaço voltado para o lazer, a educação e a divulgação científica.
Á frente da iniciativa está a Associação Parque Viva a Ciência, uma instituição sem fins lucrativos, criada em 2006 para articular pessoas e recursos necessários à criação de um museu de ciências interativo em Florianópolis. Através dessa associação a proposta vem sendo negociada junto a diversas instâncias, entre elas Prefeitura Municipal de Florianópolis, Câmara de Vereadores, Governo do Estado, Assembléia Legislativa e Governo Federal.
A iniciativa prevê a construção de um Centro de Divulgação Científica, com espaços para exposições permanentes e temporárias, com instalações e equipamentos interativos sobre temas da Antropologia, Biologia, Engenharia, História, Física, Matemática e Química. O centro deve também abrigar biblioteca, auditório, salas de aula e laboratórios. O projeto do parque Inclui ainda a implantação, no mesmo terreno, de um Planetário, pistas para caminhadas, ciclovia, praça de esportes, parque infantil , lanchonete, restaurante e estacionamento.
Visite o site que traz informações sobre a proposta: www.vivaciencia.ufsc.br
Outras informações com o professor Nelson Canzian, fone 3721 9234, e-mail: canzian@fsc.ufsc.br / ou com Edna Silva, fone 3721-9241
(Arley Reis, Agecom, 16/06/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *