Movimento de Florianópolis ganha espaço para fortalecer as discussões
16/06/2008
Brasil apresenta Política de Recursos Hídricos em Zaragoza
17/06/2008

Projeto de Lei Complementar quer alterar zoneamento na Agronômica

A Câmara Municipal de Florianópolis está analisando o Projeto de Lei Complementar, de autoria do Prefeito Municipal, que “ALTERA ZONEAMENTO DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO NA UEP-2 – AGRONÔMICA” (área atualmente ocupada pela Penitenciária).
De acordo com o Governo do Estado de Santa Catarina, a intenção é retirar o complexo penitenciário da área urbana, transferindo-o para área mais apropriada a este fim, construindo um novo complexo com infra-estrutura moderna capaz de melhorar as condições dos presos, eliminando o custo operacional dos mesmos e adequando-os às novas diretrizes do Sistema Penitenciário Estadual.
O Governo do Estado pretende permutar com a iniciativa privada parte da área ocupada pela penitenciária localizada no Bairro Agronômica, em Florianópolis, condicionando ainda a construção no mesmo local de equipamentos comunitário-institucional, de lazer, cultura e entretenimento, compatíveis às demandas de crescimento populacional da região.
A proposição prevê que a aprovação e o licenciamento das futuras obras naquela área ficarão condicionados à realização dos seguintes projetos e obras:
– Projetos executivos e implantação das áreas de lazer paisagísticas e comunitárias de uso público;
– Construção de uma creche com capacidade para 300 crianças;
– Construção de uma quadra polivalente coberta, com todos os equipamentos para eventos esportivos;
– Reurbanização e instalação de equipamentos de lazer em toda área estabelecida pela legislação municipal; e
– Reestruturação do campo de futebol para as comunidades da região.
(Scarlet Silva, Câmara Municipal de Florianópolis,

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. Randel Becker disse:

    Sou aluno de Arquitetura e Urbanismo da Unisul, e vendo esta proposta venho a fazer a pergunta, de quem foi esta ideia e como ela surgiu, ja que é uma tendencia no país em criar complexos culturais e de lazer em penitenciárias. Porém faço esta pergunta pois a academica de Arquitetura e Urbanismo da UNisul de Florianopolis Michelle Abdala, esta fazendo o tcc nesta zona, sendo que ela ja defendeu o TCC I no ano passado e agora da seguencia no projeto, que visa esta mesma situação, o TCC dela é um complexo cultural integrando o CIC com a penitenciaria, porém um professor pegou a ideia dela e pos como projeto de disciplina para demais academicos desvalorizando o trabalho dela que ainda nem foi concluido, e agora este fato seguindo junto poderia ter dedo de alguem em utilizar esta ideia que ela teve, ou se é mera coencidência este fato.Porém vejo que é o melhor caminho a ser adotado para aquela região, pois Florianopolis é precario em áreas de lazer e cultura, e a penitenciaria vem somente a desvalorizar a região, principalmente pois ali, é entrada para as prais do norte, tem universidades proximo e o shopping iguatemi, grande polos de lazer e turismo, que margeiam a penitenciaria.
    Gostaria de um exclarecimento.
    Grato Randel Becker

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *