Camerata Florianópolis se apresenta hoje na Capital
26/06/2008
Terceira pista na rodovia SC-405
26/06/2008

Florianópolis sediará o III Fórum Nacional de Museus

O III Fórum Nacional de Museus será realizado no Centro de Cultura e Eventos e na Praça da Cidadania da UFSC, de 7 a 11 de julho de 2008. O tema do fórum é Museus como agentes de mudança social e desenvolvimento. A iniciativa é do Departamento de Museus e Centros Culturais (DMU) do IPHAN, ligados ao Ministério da Cultura (MinC), responsável pela política nacional de museus do Sistema Brasileiro de Museus (SBM).
A escolha de Florianópolis deveu-se à localização, infra-estrutura, atrativos turísticos da região, além da grande concentração de museus da Região Sul. Foram estabelecidas parcerias com a UFSC e particularmente com o Núcleo de Estudos Museológicos da UFSC (NEMU), Museu Universitário Oswaldo Rodrigues Cabral (UFSC). Também são apoiadores o Governo do Estado, através da Fundação Catarinense de Cultura e Santur, e Prefeitura Municipal de Florianópolis, através da Fundação Franklin Cascaes.
A previsão é de 2.500 participantes. Já estão inscritas mais de 600 pessoas. Está confirmada a presença do ministro interino da Cultura Juca Ferreira. Serão 16 países, autoridades internacionais, além da presença confirmada de 10 deputados federais. Também participam vários órgãos ligados ao tema dos museus como o Conselho Federal de Museologia; o International Council of Museums (ICOM); o Instituto Latino-americano de Museus (ILAM), entre outros órgãos.
Durante o Fórum haverá, também, o 2º Encontro Ibero-americano de Museus, sendo o Brasil o coordenador da rede. Este ano foi escolhido como o Ano Ibero-americano de museus.
Além desse encontro a programação paralela compreenderá o Encontro dos professores universitários do campo da Museologia; o 3º Encontro Nacional de Estudantes de Museologia; a Assembléia Anual do ICOM Brasil e a Reunião preparatória para o 1º Seminário sobre Museus-casas e Memoriais de Presidentes da República. Atualmente há oito cursos de graduação em Museologia no Brasil. Na UFSC a criação do curso de Museologia está num processo bem avançado podendo já iniciar no segundo semestre de 2009.
Vão acontecer três grandes conferências: Museus como agentes de mudança social e desenvolvimento com Mario Chagas (DEMU/IPHAN), Mário Moutinho ( Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias/Portugal) e Hugues de Varine-Boham (ex-presidente do ICOM), terça, dia 8, às 17h30min; Memória, Cultura e Sociedade, com Ulpiano Bezerra de Menezes e Fernando Pinheiro (ambos da USP), quarta, dia 9, às 17h30min e Museus e Cidades Educadoras, com Bárbara Freitag da Universidade de Brasília e Jaqueline Moll (MEC), na quinta, dia 10, às 18h30min.
Serão oito painéis, comunicações coordenadas e também serão oferecidos 13 minicursos, com temas como: novas tecnologias para museus; programa de voluntariado para museus; redes e sistemas de museus; conservação de acervos e museus e turismo. Dentre os estandes, o destaque vai para o artesanato regional e para as empresas que trabalham com os Centros de Memória e Museus.
Na praça da cidadania será montada uma grande tenda que servirá também para divulgação e convivialidade – abrigando um café cultural e servindo de espaço para apresentações, como shows musicais. O Projeto 12:30 (DAC/SeCArte/UFSC) além da tradicional apresentação, na Concha Acústica, na quarta-feira, terá atrações extras na terça e quinta-feiras. Também na lona da tenda haverá apresentações folclóricas às 12h30min e às 17h30min.
Exposições
Na Galeria de Arte da UFSC pode ser visitada a exposição Museu Universitário 1968/2008 o Acervo em Destaque, incluindo obras de Franklin Cascaes , que está aberta desde 24 de junho e fica até 18 de julho. Além da Galeria haverá pôsteres, na área da tenda e mais quatro exposições: Impressões visuais – 50 anos da Comissão Fullbright no Brasil (hall de entrada da Reitoria); Museu da Maré ( hall de entrada do Centro de Cultura e Eventos); UNE – 70 anos de História e Memória (área da tenda) e MST – 25 anos: direito à memória e direito à terra (praça da cidadania – em frente à Reitoria).
Informações:www.3forumnacionaldemuseus.com.br

Brasília: (061) 3414-6167
Nemu/UFSC: (48) 3721-9325
(Alita Diana, Agecom, 25/06/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *