Oficinas do Floripa 2030 começam no próximo dia 24
12/06/2008
Livro sobre oficina de desenho urbano será lançado em 19/06
12/06/2008

Bandeira Azul na Praia do Santinho aguarda ações da Prefeitura

Bandeira AzulAs ações para a certificação ambiental da Praia do Santinho no Programa Bandeira Azul dependem, de agora em diante, da contrapartida da Prefeitura Municipal de Florianópolis, segundo Júlio Mudati, da empresa Geo Sustentável, responsável pela consultoria técnica na Praia do Santinho. Conforme o coordenador da Câmara de Meio Ambiente da FloripAmanhã, Otávio Ferrari Filho, relatou ao voltar do III Workshop Nacional do Programa Bandeira Azul, concluído em 04/06, no Guarujá (SP), 70% das exigências já foram cumpridos pelo Santinho, o mesmo índice das outras praias da Ilha participantes do Programa, Mole e Jurerê Internacional. A FloripAmanhã é o agente promotor do Programa Bandeira Azul na Praia do Santinho. Leia mais.

Bandeira AzulJúlio Mudati, consultor técnico da empresa Geo Sustentável, que presta consultoria técnica para a praia do Santinho no Programa Bandeira Azul, salientou que as ações para a certificação ambiental da Praia do Santinho no Programa dependem, de agora em diante, da contrapartida da Prefeitura Municipal de Florianópolis, fato que Otávio Ferrari Filho, diretor administrativo da FloripAmanhã, levantou ao voltar do III Workshop Nacional do Programa Bandeira Azul, que terminou no último sábado, dia 04/06, no Guarujá (SP).
Em entrevista ao floripamanha.org, Mudati salientou que todos os 10 itens cumpridos até o momento aguardam o aval do poder público municipal para ficarem completos. “Falta o selo, a garantia do encabeçamento da PMF para legitimizar os critérios”, diz o profissional. Estes ítens compreendem questões relacionadas com lixo, cães nas praias, ambulantes e barracas.
De acordo como dados levantados no workshop, 70% das exigências já foram cumpridos pelo Santinho, o mesmo índice das outras praias da Ilha participantes do Programa, Mole e Jurerê Internacional. E no Santinho, cujo agente promotor é a FloripAmanhã, o canto sul é responsável por este número, pois possui maior infra-estrututura.
No encontro nacional do Guarujá, a Associação FloripAmanhã recebeu cartão de identificação como agente promotor do Programa Bandeira Azul, pela Agência Brasileira de Gerenciamento Costeiro, com validade por um ano, podendo ser renovado.
Ferrari, que também é coordenador do Projeto Norte Azul, na Cachoeira do Bom Jesus, relata ainda que pelo menos uma das três praias candidatas de Florianópolis – Jurerê Internacional, Mole ou Santinho – deverá ter acesso à cadeirante.
Entre as principais questões nacionais deliberadas, destaca-se a opção do Programa Bandeira Azul por não certificar nenhuma praia brasileira para a temporada 2008/2009. Ficou decidido que até agosto deste ano serão analisados dossiês das nove praias pilotos no Brasil, podendo ocorrer a prorrogação da candidatura por mais um ano.
Confira abaixo os principais encaminhamentos do III Workshop Nacional do Programa Bandeira Azul, segundo o diretor da FloripAmanhã presente no evento, Otávio Ferrari Filho.
Praias Piloto
• Não haverá praia certificada pelo Programa Bandeira Azul para a temporada 2008/2009.
• A Praia de Tiririca, em Itacaré – Bahia, não é mais praia piloto do Programa Bandeira Azul.
• Os candidatos ao Executivo e Legislativo Municipal precisam conhecer o processo de certificação e se comprometer e envolver
• 70% dos critérios das Praias do Santinho e Mole foram atendidos. O restante está condicionado ao envolvimento da Prefeitura Municipal de Florianópolis.
• Pelo menos 1 das praias de Florianópolis – Jurerê Internacional, Mole ou Santinho – deverá ter acesso à cadeirante.
Apresentação de novas praias candidatas à fase piloto do Programa
1. Praia de Itacoatiara, em Niterói, candidatou-se com praia piloto
2. Praias sem tratamento de esgoto não são aceitas como candidatas a praia piloto.
ONGs
1.A ONG Caá-Oby, Agente Promotor da Praia do Tombo, Guarujá, onde aconteceu o III Workshop Nacional do Programa Bandeira Azul, conseguiu R$400.000,00 do Ministério do Turismo. Com mais a contrapartida da Prefeitura de R$100.000,00, estará se preparando para receber a certificação em 2009. Além da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a de Turismo está bastante comprometida com o Programa.
2. FloripAmanhã recebeu Cartão de Identificação como Agente Promotor do Programa Bandeira Azul, pela Agência Brasileira de Gerenciamento Costeiro, com validade por um ano, podendo ser renovado.
Novas parcerias para o Programa
• Projeto Tamar, Exército Brasileiro, Projeto Conduta Consciente em Ambientes Recifais do Ministério do Meio Ambiente, Sistema CONFEA/CREAs, Dia Mundial de Limpeza de Praia – 3ª. Semana de setembro.

Papel do Júri Nacional

1. SPU dará prioridade às pendências de praias que buscam a certificação Bandeira Azul.
2.Júri Nacional analisará dossiês de 9 praias piloto até agosto de 2008, podendo recomendar à FEE (Foundation for Environmental Education) prorrogação da candidatura por mais um ano.
IV Workshop Nacional em 2009
• Será na Bahia ou Rio de Janeiro.
(FloripAmanhã.org, 12/06/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *