Projeto Orla avalia situação de vários municípios litorâneos após evento em SC
09/06/2008
Observatório do Litoral
09/06/2008

Estado é pioneiro no treinamento de bombeiros para combater incêndios florestais

Baseado em uma realidade que tende a se agravar, o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina aprimora suas técnicas de combate a incêndios florestais para proteger vidas, o patrimônio e o meio ambiente. A “temporada” destes incidentes, de julho a setembro, por causa da geada que deixa o capim mais seco e propício ao fogo, está para começar, e nada melhor que estar preparado para enfrentá-la.
Foi concluído ontem, em Correia Pinto, o Curso de Formação de Combatentes em Incêndios Florestais, pioneiro no Estado e um dos poucos no Brasil. A primeira semana, iniciada no dia 26 de maio, teve aulas teóricas e envolveu toda a parte preliminar ao combate, como climatologia, cartografia e topografia. Também foram estudadas noções básicas de controle do fogo e perícia em incêndios florestais.
A segunda semana de curso, voltada à prática, foi encerrada ontem. Orientados por sete instrutores, os 35 bombeiros participantes, das regiões de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis, Itajaí e Lages, tiveram de controlar um incêndio proposital em uma área de reflorestamento de uma fábrica de papéis da cidade.
Para queimar 28 mil metros quadrados, foram usados 500 litros de combustível. Os militares precisaram se preocupar não apenas em apagar o fogo, mas em proteger pessoas e animais silvestres. Com as técnicas obtidas, eles estão preparados para atuar em todos os biomas (conjuntos de espécies de fauna e de flora, e suas interações com os ecossistemas) existentes no Estado.
(Correia Pinto, A Notícia, 07/06/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *