Fórum debate a utilização brasileira de fontes renováveis de energia
20/05/2008
Vonpar lança programa ambiental em SC
20/05/2008

Santa Catarina inicia era da Democracia Digital

O presidente do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc), Hugo Hoeschl, em ato realizado nesta segunda-feira (19/05), deu início à instalação do inédito Laboratório de Democracia Direta Digital (LabD3), que funcionará no Ciasc. O Laboratório tem por objetivo prospectar, desenvolver e testar aplicativos voltados, principalmente, para as tecnologias contemporâneas, que serão disponibilizados por meio de dispositivos como: celular, internet, TV digital, videogames, urnas eletrônicas, caixas automáticas, call center e ambientes comunitários virtuais (MySpace, Orkut, SecondLife, etc.), possibilitando por estes meios que o cidadão possa participar diretamente das decisões públicas nas mais variadas áreas.
Ressaltou-se, na oportunidade, que foi em território catarinense o nascedouro da urna eletrônica, a qual alterou substancialmente o processo eleitoral com a implantação do voto digital em todo o Brasil, sendo hoje uma referência em nível mundial. Partindo deste exemplo, o LabD3 oportunizará que novos projetos sejam gestados de forma pioneira, e com certeza contribuirão para destacar ainda mais Santa Catarina no cenário das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), cujo Estado, em nível nacional, detêm o prêmio de Excelência em Governo Eletrônico 2007, conquistado em concurso realizado pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação – ABEP.
O laboratório conta com pessoal detentor de conhecimento multidisciplinar, bem como infra-estrutura física adequada, equipamentos, softwares, e também serão buscados apoio e parceria de empresas, bem como de universidades, que por meio da pesquisa e inovação, possibilitarão o desenvolvimento de aplicações em que o cidadão poderá expressar interativamente a sua decisão sobre determinado assunto, preferência, acompanhar solicitações, ou ainda deliberar por meio do voto digital sobre alocação de recursos orçamentários a serem aplicados em projetos que beneficiarão sua comunidade, por exemplo, através de um toque em seu celular.
Em termos de novas tecnologias, pode-se dizer que a virada do século XX para o século XXI foi marcada fundamentalmente, pelo surgimento de dispositivos móveis como: celular, palmtop, laptop, e agora o recente iPhone, que tem possibilitado a implementação de novas práticas organizacionais e novas formas de interação entre empresas, governo e cidadão.
Dados estatísticos da Anatel apontam à existência de cerca de 126 milhões de usuários que utilizam dispositivos móveis (celulares) no Brasil. Pesquisas registram também que 40 milhões de internautas acessam de pontos fixos. O grande desafio do LabD3, num primeiro momento, é o de facilitar o acesso das pessoas a esse novo mundo virtual do conhecimento, e contribuir para o fortalecimento do exercício da cidadania e da inclusão digital dos catarinenses.
Neste sentido, destaca Hugo Hoeschl, “com a contínua evolução das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e o crescente desenvolvimento de novos dispositivos móveis, é possível proporcionar o ressurgimento da democracia direta, tal como a praticada na Grécia, em que o cidadão participava diretamente das decisões públicas, porém agora, por meio da deliberação interativa. É o que podemos denominar de Democracia Direta Digital, e que Santa Catarina está ingressando neste limiar do século XXI”.
Centro de Informática e Automação do Estado de SC SA
(Governo do Estado de SC, 19/05/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *