Conferência vai discutir impactos do aquecimento global no Brasil
07/05/2008
Festa do Divino inicia nesta quinta-feira em Florianópolis
07/05/2008

Obra sobre documentos raros das imigrações em Santa Catarina será lançado

No próximo dia 09 de maio Mariléa M. Leal Caruso e Raimundo Caruso lançam na Livrarias Catarinense no Beiramar Shopping o livro Imigrantes 1748-1900: Viagens que descobriram Santa Catarina.
A obra reúne relatos pessoais, cartas e documentos raros dos imigrantes açorianos, alemães, italianos e poloneses em Santa Catarina. O livro principia com uma entrevista com o historiador Manuel Nunes Dias, da Universidade de São Paulo, que situa o descobrimento do Brasil no contexto da cultura e da economia mundiais do século XVI. E, em seguida, os autores ouviram pesquisadores universitários do Paraná e de Santa Catarina, que explicaram a rota das grandes imigrações européias em direção ao sul do Brasil.
Finalmente, recorrendo a relatos originais dos imigrantes e ao arquivo de Blumenau, a autora, que também é geógrafa, reproduziu uma série de correspondências e reportagens escritas por viajantes estrangeiros em Santa Catarina. E aqui cabe destacar as cartas do botânico Fritz Muller para Charles Darwin, descrições da pesca de baleia, e uma análise do cônsul italiano no Estado, Giuseppe Caruso Mac Donald, que compara os estilos e as diferenças entre as imigrações italiana e alemã.
Sobre os autores
Mariléia é professora de Geografia com mestrado no México. Já publicou outras obras sobre Arquipélago dos Açores, em Portugal, e sobre a Amazônia, onde pesquisou a história, a economia dos seringais, a biodiversidade e a devastação provocada pelo latifúndio e pelo agronegócio.
Raimundo Caruso é jornalista e há mais de uma década vem se dedicando à pesquisa e à literatura. Também é autor de vários livros de reportagens, enfocando os Açores, a Nicarágua, a República Dominicana e a Amazônia.
Sobre o evento
Imigrantes 1748-1900: Viagens que descobriram Santa Catarina (Ed. Unisul, 295 páginas, R$ 25,00), de Mariléa M. Leal Caruso e Raimundo Caruso tem lançamento e sessão de autógrafos marcados para às 19h na Livrarias Catarinense no Beiramar Shopping.
(acontecendoaqui, 07/05/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. mário augusto jakobskind disse:

    Gostaria de saber, se possível, como podemos contactar o Raimundo e a Mariléia Caruso.
    Falo em nome da Casa da América Latina depóis de ouvir uma entrevista do Raimundo no Faixa Livre na qual revelou interesse em lançar livro sob re a Bolívia aqui no Rio de Janeiro.
    Se estiverem interessados, Raimundo e Mariléia, podem entrar em contato por este correio eletrônico ou eventualmente pelo telefone 21-81111874.
    Saudações.
    Mário Augusto Jakobskind
    (da diretoria da Casa da América Latina)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *