De predadores do meio ambiente
21/05/2008
PDP promove audiências públicas nos bairros
21/05/2008

Fundação Catarinense de Cultura recebe livros doados pela família do escritor Harry Laus

A Confraria dos Bibliófilos do Brasil, associação nacional com sede em Brasília e que tem entre seus associados bibliófilos como José Mindlin, escolheu para sua publicação especial de final de ano uma seleção de contos de Harry Laus. A edição limitada de arte, totalmente em tipografia artesanal, com papel especial e encadernação manual, foi distribuída apenas entre os associados da Confraria e teve ilustrações produzidas para o livro pelo artista plástico catarinense Jayro Schmidt, professor das Oficinas de Arte da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), especialmente convidado para o trabalho.
A Família Laus, como forma de tornar mais acessível a obra, resolveu doar alguns de seus poucos exemplares para bibliotecas públicas de SC. Foram escolhidas, por conta de sua representatividade e ligações com o escritor, a Biblioteca da UFSC – Universidade Federal de SC, que preserva o acervo de Harry Laus no Núcleo de Literatura e Memória do Depto. de Língua e Literatura Vernáculas do Centro de Comunicação e Expressão da UFSC, trabalho iniciado pela professora Zahidé Lupinacci Muzart (e que estará presente no evento); a Biblioteca do Museu de Arte de Santa Catarina, onde Laus foi diretor por vários anos; e a Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina, por sua grande visitação pública.
A solenidade acontecerá na Sala Harry Laus do Masc, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, com a presença de seu diretor João Evangelista de Andrade Filho, no dia 27 de maio (mesmo dia e mês em que faleceu Harry Laus) a partir de 18h30, com a presença de todas as diretoras das bibliotecas: Narcisa de Fátima Amboni, da Biblioteca da UFSC, Élia Mara Magalhães Brites, da Biblioteca Pública do Estado, e Heloísa Helena Caminha Bradacz, da Biblioteca do Masc.
Estarão presentes ainda a presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Anita Pires, bem como farão uso da palavra a professora Luisa Cristina dos Santos Fontes, da Universidade de Ponta Grossa e editora da revista da UEPG, cuja dissertação de mestrado em Letras-Linguística, em 1997, foi sobre a obra de Harry Laus; a professora Taiza Mara Rauen Moraes, da Universidade de Joinville e diretora do Proler, cuja tese de doutorado em 2002, foi sobre os Diários de Laus (transformada em livro pela Editora Letradágua de Joinville); e o presidente da Academia Catarinense de Letras, Lauro Junkes, amigo de Laus e autor de vários textos e artigos sobre ele.
A Família Laus estará representada pelo professor Cesar Laus Simas, da Universidade do Vale do Itajaí, pelo professor Ricardo Laus Simas, do Colégio Atlântico de Itapema, a professora Marilena Laus Bayer e Roberto Laus, economista e empresário da comunicação em Florianópolis, que serão responsáveis pela entrega dos exemplares do livro da Confraria.
Também estarão presentes prestigiando a cerimônia outras pesquisadoras que se debruçaram sobre a obra de Harry Laus produzindo trabalhos acadêmicos. São elas Maria Aparecida Borges Vieira (dissertação de mestrado em 2007), Maria Albertina Freitas de Melo (dissertação de mestrado em 2001), Maristela Della Rocca Medeiros (dissertação de mestrado em 1998). Todos os trabalhos tiveram como orientadora a professora Zahidé Lupinacci Muzart da UFSC, grande responsável pela preservação e divulgação da obra de Harry Laus e que também se fará presente.
Entre os amigos de Laus já confirmaram presença Teresa Collares, ex-diretora do Masc após sua saída em 1992, e Vinícius Alves da Editora Bernúncia, que publicou em livro algumas das obras de Laus.
As ilustrações originais de Jayro Schmidt feitas para o livro estarão expostas no Masc, cedidas para a data numa deferência especial da Confraria dos Bibliófilos do Brasil, cortesia de seu presidente José Salles Netto.
A Família Laus também está produzindo e já colocou online um Blog/Memorial de Harry Laus na Internet com material do seu acervo, aberto a visitas, mensagens, comentários e depoimentos aqui.
Contatos
Cesar Laus Simas:
cesarlaus@newsite.com.br – Tel. (48) 8823.221
José Salles Neto – presidente da Confraria dos Bibliófilos:
conbiblibr@yahoo.com.br – Tel. (61) 3577.3224
Egeu Laus
egeulaus@terra.com.br – Tel. (21) 9187.9794
(Se necessitarem de fotos em alta definição da capa do livro solicitem para Egeu Laus)
(Deluana Buss, Fundação Catarinense de Cultura, 20/05/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. Espero estar presente neste evento e prestigiar im memoriam o grande escritor Harry Laus.
    Djalma Patricio
    professor FURB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *