Saia de bike estimula turismo ciclístico de inverno
28/05/2008
FloripAmanhã presente em Fórum de Saúde e Qualidade de Vida
29/05/2008

Cidades criativas

Artigo de Anita Pires — Presidente da FloripAmanhã (DC, 28/05/08)
Os aglomerados urbanos que apostam na criatividade serão aqueles que no cenário da economia do conhecimento, mais relevância assumirão. A aposta na criatividade consuma-se na atração de talento, na existência de educação de qualidade, empresas inovadoras e na prática da tolerância e da cooperação. As cidades criativas são autênticas, informais e vibrantes. A sua qualidade de vida é excelente. A aposta no conceito de cidade criativa é uma opção atrativa no desenvolvimento econômico.
Apesar da falta de visão do potencial imenso dessa ilha/continente de algumas lideranças públicas e privadas, a cidade cresce em inovação e criatividade. Florianópolis, por exemplo, apresenta indicadores demográficos positivos, tendo destaque em índices de talento, alta tecnologia e boêmia, ocupando 1º e 2º lugares entre toda capitais do país. Com alto índice de talento e alta proporção de trabalhadores em atividades criativas, demonstra a tendência da região na direção de pensar a cidade como espaço de transformação.
Os desafios são políticas públicas e de protagonismo social no ambiente favorável ao desenvolvimento de uma sociedade mais sustentável em todos os níveis. Planejar ações estratégicas é uma forma de favorecer o desenvolvimento local e acelerar o empreendedorismo na direção da economia criativa.
Estimular parcerias entre empresas, universidades, instituições, ONGs, comunidades, governos, em uma grande rede de colaboração e, dessa forma, inserir Florianópolis nos conceitos de intelligent city. Pensar a cidade como espaço de transformação é uma iniciativa singular que afirma a criatividade como maior fonte de riqueza e dinamismo no mundo atual.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *