Ilha da Magia?
26/05/2008
Plantio de mudas na Lagoa do Peri marca Dia da Mata Atlântica
26/05/2008

Casarão da Lagoa terá novo espaço cultural

Foi realizada na terça-feira (20/05) Audiência Pública no âmbito da Comissão de Educação, Cultura e Desporto atendendo requerimento do Vereador Alexandre Filomeno Fontes, com a finalidade de discutir o uso do prédio anexo ao Casarão da Lagoa, localizado na Praça Bento Silvério, na Lagoa da Conceição.
A Audiência foi presidida pelo vereador Alceu Nieckarz, Presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto e contou com as presenças dos representantes do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis – IPUF, Fundação Franklin Cascaes, Movimento Artístico da Lagoa, Escola de Samba União da Ilha da Magia, Comitê de Gerenciamento da Bacia da Lagoa, ECO Associação e moradores da Lagoa da Conceição.
Segundo Justificativa no requerimento do vereador Alexandre Filomeno Fontes, durante muitos anos o anexo do casarão foi ocupado pela Delegacia de Polícia da Lagoa da Conceição. Desocupado o anexo é natural que entidades reivindiquem o uso do espaço, por isso nada mais democrático e produtivo do que discutir o espaço com a participação da comunidade, do poder público e dos interessados.
A Fundação Franklin Cascaes já tem um projeto para a solução do problema. O superintendente da Fundação, Vilson Rosalino, diz que em 2005 solicitou o prédio da Lagoa do Governo do Estado para o Município, a fim de transformá-lo num espaço cultural, com espetáculos de dança, cinema, teatro e oficinas nas diferentes áreas. O Governador solicitou a Fundação que encaminhasse um ofício e que seria prontamente atendido. “O processo demorou, mas aconteceu. No final do ano de 2007 a Delegacia saiu do local e realizamos o Projeto com critérios exigidos pelo Ipuf. Os Projetos ficaram prontos nesta semana e estamos esperando o parecer do Ipuf para que possamos realizar nossa intervenção no prédio”.
Ainda segundo Rosalino a fundação possui recursos e pode executar o projeto de engenharia em curto prazo, além de fornecer ao local todos os equipamentos até o final deste ano. “É realmente um projeto arrojado e nossa intenção é atender o mais depressa possível”.
Alécio dos Passos Santos, presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia da Lagoa, é a história viva desde o início do movimento do casarão. “Nossa proposta sempre foi cultural e fecha com o projeto da Fundação. A comunidade defende um espaço que possa ter atividades, não só para os moradores, mas também para os turistas que sempre aparecem na comunidade”.
Suzane Albert Araújo, arquiteta e representante do Ipuf, parabenizou a Fundação pela iniciativa de recuperação da edificação. “Do ponto de vista da arquitetura, com relação a fachada, quando há colocação de acréscimos em edificações históricas, é importante que se mostre que foi feito em outra época. Neste sentido eu sugiro que não se coloque o prolongamento do telhado e sim uma cobertura diferenciada, ou seja, deixe claro que foi feita em 2008”.
A Moradora do Canto da Lagoa, Telma Regina Coelho, falou em nome dos artistas da Lagoa e propôs a garantia do espaço para o uso de todos e não direcionado a nenhum grupo específico.
O vereador Alceu Nieckarz encerrou a Audiência Pública depois de ouvir a manifestação de todas as entidades que aceitaram a proposta da Fundação Franklin Cascaes. “Analiso que todos foram favoráveis e não houve nenhuma manifestação contrária, apenas o adendo do uso ser diversificado. Então o direcionamento da Audiência Pública foi pela aprovação do projeto da Fundação Franklin Cascaes”.
(Câmara Municipal de Florianópolis, 20/05/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *