Supermercadistas catarinenses oferecerão embalagens alternativas
16/05/2008
Filme catarinense é premiado no festival de cinema na Argentina
16/05/2008

Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia empossa nova diretoria

Eleita no dia 25 de março, a nova diretoria da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) tomará posse oficialmente em uma cerimônia agendada para sexta-feira, dia 16 de maio, às 14 horas, na sede Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), em Florianópolis. Com 22 anos de atividades, a ACATE é a mais atuante entidade representativa do setor de tecnologia da informação e comunicação de Santa Catarina. Atualmente são 192 associadas – empresas de todo o Estado e dos segmentos de software, hardware e serviços.
A nova diretoria é formada pelo empresário Rui Luiz Gonçalves, presidente da entidade, Moacir Marafon, vice-presidente e Daniel Leipnitz, diretor financeiro. Durante a cerimônia de posse, o atual presidente, Alexandre d’Avila da Cunha, apresentará os resultados e ações desenvolvidas em sua gestão. Serão apresentados também os projetos que encaminhados pela nova gestão. Entre eles está a criação e a viabilização de parques tecnológicos com o incentivo da construção de novos empreendimentos imobiliários voltados ao setor. “Já estamos em negociação com a FINEP para a criação de um fundo imobiliário com condições similares ao programa Juro Zero”, aponta o presidente eleito da entidade, Rui Gonçalves.
Na pauta da ACATE para os próximos dois anos está também a ampliação de projetos de captação de recursos para as empresas catarinenses de tecnologia, especialmente em parceria com órgãos como a FINEP, BNDES, BADESC, FAPESC e CNPq. Santa Catarina ocupa nacionalmente uma posição de destaque em programas de financiamento. O Juro Zero, por exemplo, está em execução há menos de dois anos no Estado e já beneficiou 25 empresas, com recursos totais de R$ 15,1 milhões.
A entidade também quer fortalecer a sua atuação em outras regiões, além da Grande Florianópolis, estimulando o associativismo do setor. “Iremos promover parcerias com entidades empresariais locais de diversas regiões do Estado que possuam afinidade com o setor de tecnologia. O objetivo é levar os serviços que a ACATE oferece aos associados também para essas empresas, as beneficiando diretamente”, explica Gonçalves.
Outra bandeira que continuará sendo defendida pela Associação é a da capacitação de mão-de-obra, hoje um dos principais gargalos do setor. Para isso, a ACATE irá ampliar o relacionamento institucional com universidades e instituições de ensino que possuem cursos na área de engenharia, computação e tecnologia, com o objetivo de estimular o crescimento da oferta de mão-de-obra qualificada. “É preciso formar mais para diminuir o déficit de mão-de-obra no mercado e formar melhores profissionais, voltados para as necessidades das empresas”, destaca o presidente eleito da ACATE.
O fortalecimento do Conselho Estadual das Entidades de Tecnologia da Informação e Comunicação de Santa Catarina (CETIC-SC) também é uma das prioridades da ACATE. A associação, que preside atualmente o Conselho, quer fortalecer sua atuação como um fórum político de interação do setor com os poderes público municipais e estadual. Um dos desafios do CETIC-SC é a ampliação do projeto PLATIC – Plataforma de Tecnologia da Informação e Comunicação de Santa Catarina, que estabeleceu uma série de metas para elevar o nível de competitividade das empresas catarinenses.
Durante a cerimônia de posse também será lançado o blog corporativo da Associação – ACATE Idéias (www.acate.com.br/blog), e o site Trabalho com Tecnologia, que tem como objetivo mostrar o potencial do setor e valorizar os profissionais e as empresas de tecnologia, despertando a sociedade e o poder público para o potencial do segmento. A cerimônia de posse contará também com a presença de representantes do governo e das principais entidades empresariais do Estado.
Cerimônia
Além da solenidade de posse, o evento contará com duas palestras. A primeira, com Jorge Freitas, presidente do Conselho de Administração da catarinense Intelbras, uma das maiores empresas do país no segmento de telecomunicações e associada da ACATE. Em seguida, o representante da FINEP, Rodrigo Coelho, faz uma apresentação sobre as ações e projetos da financiadora no Estado de Santa Catarina. Em seguida, os presentes serão convidados para um coquetel de relacionamento.
Diretoria gestão 2008/2010
– Rui Luiz Gonçalves (AltoQi) Presidente
– Moacir Antonio Marafon (Softplan/Poligraph) Vice-presidente
– Daniel dos Santos Leipnitz (Callisto) Diretor Financeiro
Serviço
O que: Posse diretoria ACATE
Quando: 16 de maio, sexta-feira, às 14h00
Onde: FIESC, Itacorubi, Florianópolis (SC)
Assessoria ACATE
(Adjori SC, 16/05/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *