Sai a nomeação do conselho do Parque do Maciço do Morro da Cruz
26/05/2008
Prefeitura pretende urbanizar mais dez comunidades empobrecidas
26/05/2008

“A Tempestade” é apresentada no Ribeirão da Ilha

A freguesia do Ribeirão da Ilha viverá uma quarta-feira, 28/5, diferente nesta semana. No Centro Social Comunitário, em frente à Escola Dom Jaime de Barros Câmara, no dia 28 de maio, ocorrerá a apresentação do espetáculo “A Tempestade”, texto do dramaturgo inglês William Skakespeare. A iniciativa está inserida no projeto Shakespeare nas Escolas, desenvolvido pela Oficinas de Arte da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Fundo de Incentivo à Cultura (Funcultural).
Iniciado em março deste ano, o programa envolve 14 estudantes que vivem a sua primeira experiência nos palcos. A apresentação da peça dentro da própria escola ocorre depois de uma pequena turnê que passou por escolas dos municípios de Camboriú e Tijucas. Na sexta-feira, dia 30, a peça será recebida pela Escola Feliciano Pires, em Brusque. A obra de Shakespeare atrai um grupo de adolescentes que descobriu o dramaturgo inglês como potência de construção de sensibilidade e de sonho.
Inicialmente, os alunos estudaram o texto “A Tempestade”, depois começar os ensaios realizados em três vezes por semana. Depois, partiram para apresentações em instituições escolares de municípios catarinenses. Na base conceitual do programa, o desejo de descentralizar as atividades das Oficinas de Arte da FCC e a convicção de que o teatro pode ser instrumento de formação cidadã. A iniciativa é inédita no Estado, porque não há no campo pedagógico das escolas públicas uma ação potencializadora do teatro como meio de disseminação dos conceitos de cidadania e que, simultaneamente, atenda cidades do interior, integrando comunidades escolares que, muitas vezes, atuam de forma isolada.
Com coordenação e aulas do arte-educador Luciano Mateus, a iniciativa amplia a formação de jovens com aptidões cênicas e propõe uma reflexão em torno da obra de Shakespeare, situando sua importância na dramaturgia mundial, demarcando o seu contexto histórico literário, a riqueza dos personagens e, fundamentalmente, circunscrevendo a atualidade dos temas enfocados no espetáculo.
Nos estudos e na dedicação dispensada aos três ensaios semanais, os jovens atestam a atualidade da obra do dramaturgo inglês. Para eles, Shakespeare fala da juventude, da vida, dos sonhos, das dificuldades, do poder. A experiência, segundo eles, revela que o teatro é fonte de alimento, exercício para trabalhar outras questões, entre elas a timidez, o corpo como fonte de expressão e comunicação, a auto-estima.
Elenco de “A Tempestade”
Anna Bottega, Diego Coelho, Edna Torquato, Geizi Lopes, Giovanna Dutra, Jéssica de Souza, Laryssa Vieira, Suellyn Silveira, Thaysi Silva, Thais Sebastião, Vitor Faria, Andrya Bottega, Hemily Machado e Gracieli Ribeiro. Drica Santos (assistente de direção). Luciano Mateus (direção e coordenação).
Serviço
O QUÊ: Apresentação da peça “A Tempestade”, que integra o Shakespeare nas Escolas
QUANDO: 28/5/08, 14h
ONDE: Centro Social Comunitário, em frente à Escola de Educação Básica Dom Jaime de Barros Câmara, rua Baldicero Filomeno, 7.821, Ribeirão da Ilha, Florianópolis.
QUANTO: Gratuito.
Brusque
O QUÊ: Apresentação da peça “A Tempestade”, que integra o Shakespeare nas Escolas
QUANDO: 30/5/08, 14h. 31/5 – oficina, 8h30
ONDE: Escola Feliciano Pires, rua Rodrigues Alves 250, Brusque (47) 3351-3260
QUANTO: Gratuito.
Turnê
Camboriú: Dia 9 e 10/5, Escola Prof. José Arantes, rua Coronel Benjamim Vieira, Camboriú (48) 3365-1019
Tijucas: Dia 16 e 17/5, Escola Cruz e Sousa, rua Prof. Sebastião Caboto 90, Tijucas (48) 3263-0564
(acontecendoaqui, 26/05/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. Eliane Lopes Dos Santos disse:

    acho que seria interessante a integração com outros colégios,eu sou aluna do lauro muller e gostária de um projeto desse formato em minha escola,eu ja tenho algum desprendimento para o teatro e gostaria muito de participar de uma pessa.Isso abriria portas para a descoberta de novos artistas,enriqueceria ambos os lados e faria um bem universal.Se a idéia é a cidade que queremos então que inclua todos:ricos ou pobres negros ou brancos…vale a pena parar para pensar.
    se vcs tiverem alguma dica favor entra rem contato comigo no meu e_mail.
    desde já obrigado…………..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *