Governo do Rio de Janeiro impede construção de resort em área de preservação, em Búzios
11/04/2008
Governo libera venda de ostras produzidas em parte do Estado de SC
11/04/2008

Palhoça, Paulo Lopes e Garopaba solicitam a desanexação da área leste do Parque da Serra do Tabuleiro

Os prefeitos de Palhoça, Ronério Heiderscheidt; de Paulo Lopes, Luis Carlos da Silva; e de Garopaba, Volnei Zanela, decidiram unir forças e deixar clara a sua posição em relação à redemarcação do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. Eles pedem a desanexação da área leste da BR-101. O tema entrou em pauta na manhã de ontem na Fundação do Meio Ambiente (Fatma), na Capital.
A posição dos prefeitos foi o resultado da audiência promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, na semana passada, a respeito da redelimitação do parque. A decisão já foi comunicada ao secretário de Desenvolvimento Sustentável, Onofre Agostini.
Para o prefeito de Palhoça, a proposta da Fatma de remarcação do parque não atende às expectativas dos municípios. De acordo com os dados apresentados, Palhoça teria uma área de 540 hectares desanexados do parque, beneficiando 2,4 mil pessoas. O total de área que seria desanexada é de 722 hectares, favorecendo 2,7 mil pessoas.
A Fatma explicou que esse diagnóstico levou em conta apenas a concentração comunitária. Ou seja: as comunidades isoladas que habitam essa região seriam, de acordo com a entidade, deslocadas para outras áreas e indenizadas.
A Fatma aproveitou a ocasião para informar o seu compromisso em construir uma proposta conjunta de desenvolvimento sustentável para a área desanexada, de forma a harmonizar os interesses ambientais, econômicos e sociais da região.
(DC, 11/04/058)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *