Movido a calorias
20/03/2008
Construções 'verdes' criam novo mercado para fornecedores
20/03/2008

Indústria poderá usar garrafa PET reciclada

Em reunião ontem (18/03), a diretoria colegiada da Anvisa decidiu autorizar a utilização de garrafas PET recicladas para armazenar alimentos. A resolução, que deve ser publicada nos próximos dias, tem o objetivo de estimular a reciclagem do produto.
Segundo estimativa da agência, 184 mil toneladas – ou 50% do total – não foram recicladas em 2007. O tempo de decomposição do material no ambiente, de acordo com a Anvisa, é de cerca de cem anos.
Para poder usar garrafa PET reciclada, a indústria terá que colocar no rótulo a expressão “PET-PCR”.
Segundo a agência, quatro empresas procuraram o órgão pedindo autorização para usar o material.
Na opinião de Hermes Contezini, da Abipet (Associação Brasileira da Indústria do PET), a iniciativa, no começo, pode sair mais cara, mas pode compensar pelo “apelo ambiental”.
De acordo com ele, o uso de garrafas recicladas em alimentos já é permitido em países como México, Estados Unidos e Austrália, mas os europeus são mais reticentes, por questões técnicas – a resina reciclada tem que ficar em estado muito semelhante à original para ser utilizada – e sanitárias.
Contezini também diz que poderá não haver garrafas PET recicláveis em quantidade suficiente para suprir toda a demanda.
(Folha de São Paulo, 19/03/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *