Prêmio estimula ação pró-meio ambiente
14/03/2008
Carro movido células de hidrogênio ainda está longe, diz presidente da Toyota
14/03/2008

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e a ONG Vitae Civilis – Instituto para o Desenvolvimento, Meio Ambiente e Paz -, lançam, nesta semana, em São Paulo, uma campanha nacional com o objetivo de conscientizar o consumidor em relação aos impactos dos seus hábitos ao clima do planeta. Além disso, a ação pretende oferecer alternativas para reduzir as conseqüências dessas atitudes e exigir de empresas e autoridades a elaboração de políticas públicas que promovam a produção e o consumo sustentáveis.
“Mude os consumo para não mudar o clima” está apoiada em cinco ações principais. Entre elas, a instalação de um computador portátil em alguns pontos da capital paulista, que oferecerá um programa para que o consumidor tenha a oportunidade de calcular qual é a sua contribuição de emissão de gás carbônico. Até sexta-feira (14/03), ele estará na praça do Patriarca, das 11h às 15h. No sábado, 15, no parque Villa Lobos, das 11h às 16h.
Nesses pontos da cidade também são oferecidas alternativas para incentivar a mudança de hábitos e amenizar, assim, as conseqüências para o meio ambiente. Cada pessoa recebe um cartão-postal para ser enviado aos supermercados, pedindo para que a carne comercializada não seja proveniente de fazendas que contribuem com o desmatamento. Segundo o coordenador executivo do Vitae Civilis, Rubens Born, a distribuição dos cartões-postais é importante porque o “principal vetor de desmatamento é a expansão da fronteira agrícola, que, por sua vez, empurra a pecuária para a derrubada de mata nativa”. Born ainda salienta que “as principais fontes de emissão de gases do efeito estufa do Brasil são o desmatamento e as queimadas, que respondem por volta de 70% das emissões nacionais.”
Apesar de as ações estarem concentradas nessa semana, por conta do Dia do Consumidor, comemorado no dia 15 de março, desde o começo do ano, algumas emissoras e sites estão divulgando voluntariamente um vídeo sobre consumo sustentável. Mas também é possível assisti-lo no site do Idec.
Lisa Gunn, coordenadora da campanha do Idec, afirma que as ações são importantes porque dão ao consumidor a oportunidade de ter a noção exata de quanto cada um de seus hábitos podem prejudicar o meio ambiente. “As pessoas não conseguem ter a idéia das conseqüências do transporte que usam, do gasto de energia do stand-by dos equipamentos em casa ou se fazem ou não a separação do lixo corretamente”. “O nosso objetivo”, ela completa, é “mostrar exatamente o que cada ação significa”.
Para que o Governo Federal também tome consciência da campanha, os institutos estão promovendo um abaixo assinado com o objetivo de cobrar dos órgãos competentes políticas públicas relacionadas às mudanças climáticas e ao consumo. Ele pode ser acessado pelo site Clima e Consumo, lançado especialmente para que a ação “Mude o consumo para não mudar o clima” seja levada adiante.
(Thais Arbex, Planeta Sustentável, 13/03/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *