Guarujá recebe R$4,4 milhões do MTur para obras de infra-estrutura
13/02/2008
Conferência reúne principais especialistas sobre urbanismo
13/02/2008

Praia do Santinho será a primeira na corrida pela Bandeira Azul

No próximo sábado, dia 16/02, às 8h, acontece na praia do Santinho, próximo ao posto salva-vidas, no norte da Ilha, o evento de lançamento da Bandeira Azul em Florianópolis. A Bandeira Azul é um selo internacional de certificação ambiental para promover a qualidade de praias e marinas, e assim contribuir para melhoria dos ambientes costeiros.
Além de conferir um importante atrativo turístico à praia, a Bandeira Azul é a garantia um local limpo, seguro e com serviços e informações de qualidade. No Brasil, dez praias são candidatas, e três ficam em Florianópolis: Santinho, Jurerê e Mole. O prefeito Dário Berger irá assinar o termo de referência para início das etapas necessárias à conquista do selo.
Na ocasião, serão apresentados os folders e as placas informativas, produzidas pela FloripAmanhã – ong responsável pelo acompanhamento das atividades relativas à Bandeira Azul na praia do Santinho. Cada uma das praias-piloto terá seu próprio comitê gestor e organização responsável.
Quem coordena o processo no país é o Instituto Ambiental Ratones (IAR), também de Florianópolis, que seleciona para cada praia-piloto uma Ong responsável por colocar em prática os 29 critérios estabelecidos pela FEE (Foundation for Environmental Education) – entidade que lançou o selo na França, em 1985.
A FloripAmanhã será a Ong responsável pela Praia do Santinho na busca pela conquista da Bandeira Azul. O folder com as informações gerais e a placa informativa, que será fixada na praia, estão prontos. A placa informará os visitantes sobre a vegetação e a fauna existentes no local, além de indicar serviços como banheiros, postos de informações, lixeiras, transporte, etc. Tanto a placa como o folder trazem ainda dicas de como colaborar para o equilíbrio e a preservação da praia.
“O selo é muito importante para a cidade e o estado”, acredita a presidente Anita Pires. Para ela, essa “grife” internacional servirá para qualificar os serviços e promover sustentabilidade ambiental. “Servirá também para promover a conscientização entre turista e moradores quanto à preservação e cuidado com as praias e a cidade. Ou cuidamos, ou perdemos a qualidade de vida”, completa.
Programa Bandeira Azul
No evento o Termo de Compromisso será assinado entre a Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) e o Instituto Ambiental Ratones (IAR). Na ocasião também acontecerá a solenidade de posse do Comitê Gestor Geral da praias: Jurerê Internacional, Mole e Santinho. O evento tem o apoio da Fundação Municipal de Meio Ambiente de Florianópolis (Floram).
Programação
8h às 10h – Projeto Golfinho
10h – Solenidade de abertura
11h – Apresentação do Boi-de-Mamão
12h – Intervalo
14h – Apresentação dos Pescadores
14h 30 – Apresentação do Projeto TAMAR
15h – Capoeira
16h – Plantio de Mudas
17h – Apresentação do Circo
(Assessoria FloripAmanhã, 13/02)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. Otelino disse:

    URGENTE.
    Espero que tomem providencias quanto aos veículos que transitam pela praia e a degradação das dunas no canto esquerdo pelo acesso de pessoas e veículos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *