Coqueiros na rota da moratória
22/02/2008
Agenda: 25 de fevereiro a 02 de março 2008
22/02/2008

Floripa sediará 1ª Conferência Mundial de Biosfera Urbana

Comitiva de Floripa na Conferencia Mundial de Reservas da BiosferaFlorianópolis será sede em novembro deste ano da 1ª Conferência Mundial de Biosfera Urbana. A conquista foi articulada pela comitiva de Floripa que participou do 3º Congresso Mundial de Reservas da Biosfera, em Madrid, realizado de 4 a 9 de fevereiro.
“Como em Madrid, o evento, que era técnico, reuniu cerca de 1500 participantes de 105 países, em Florianópolis não deverá ser diferente”, acredita Anita Pires. No mês de março a cidade receberá uma equipe da Unesco para discutir propostas para a efetiva transformação de Florianópolis em reserva da biosfera urbana.
Integrantes da Comitiva de Floripa na Conferencia Mundial de Reservas da BiosferaA comitiva foi formada pelo presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica de Santa Catarina, Antônio Diomário Queiroz (representando o governador Luiz Henrique); o superintendente da Fundação do Meio Ambiente (Floram) José Carlos Rauen e o diretor do Ipuf, Ildo Rosa (representando o prefeito Dário Berger); o professor da UFSC, Érico Porto Filho, o coordenador do Comitê Mata Atlântica de SC; Miguel Ximenez, o presidente da CODESC, o reitor da UFSC, professor Lúcio Botelho, e a presidente da Ong FloripAmanhã, Anita Pires.
Nova discussão no conceito de biosfera
Reitor da UFSC em apresentacao na Conferencia Mundial de Reservas da BiosferaDe acordo com Anita Pires, o conceito de biosfera urbana é novo na discussão sobre reservas de biosfera, e os estudos começaram a ser aprofundados durante o Foro de Reservas de Biosfera en Ambiente Urbano, que aconteceu no dia 7 de fevereiro durante o Congresso em Madrid. Um dos responsáveis pela inclusão de Florianópolis entre os locais caracterizados como reservas da biosfera urbana é o arquiteto Ruben Pesci, da Fundación Cepa.
“As biosferas urbanas são locais especiais, por sua constituição natural, mas que são habitados e precisam ser constantemente trabalhados para a manutenção de seu equilíbrio”, resume Anita.
Futura referência
Conferencia Mundial de Reservas da BiosferaA presidente da FloripAmanhã acredita que o título de reserva mundial de Biosfera Urbana daria grande visibilidade à cidade, que se tornaria referência em vários aspectos e uma potencial recebedora de apoio de universidades e financiadores de todo o mundo. “Florianópolis ainda tem bastante cultura local, muita riqueza natural e duas vocações claras para turismo e tecnologia, fatores que a colocam em condições viáveis de ser uma cidade modelo”, diz. Anita cita alguns exemplos recentes que têm incluído a cidade em um circuito internacional de inovação, como a conferência Eco Power, a Oficina de Desenho Urbano, o projeto Sapiens Parque e o selo Bandeira Azul, que teve lançamento oficial no dia 16/02, na praia do Santinho.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *