SC será destaque em encontro de empresas de eventos
07/12/2007
Animais continuarão a ser usados em laboratórios na capital
07/12/2007

Pesquisa com empresários do turismo aponta necessidade de investimentos

O setor hoteleiro do litoral catarinense está otimista para a temporada de verão 2007/2008, mas lamenta a falta de investimentos em melhorias significativas para receber os turistas. É o que aponta pesquisa inédita realizada pela Federação do Comércio de Santa Catarina (Fecomércio) com 128 empresas de turismo das cidades de Florianópolis, Balneário Camboriú, Governador Celso Ramos, Itapema, Portobelo e Laguna. Expectativa favorável para este temporada que se aproxima, 42,2% dos entrevistados espera um período melhor que o de anos anteriores, 39,8% acredita que seja pelo menos igual a outros 18% não se mostram tão animados e esperam uma temporada pior.

Entre os otimistas, a previsão de incremento é de 6 a 10% para 16,4% dos empresários ouvidos pela Fecomércio. Já 8,6% acreditam que os negócios vão crescer entre 16 e 20%. O número de trabalhadores também deverá aumentar em função da temporada na avaliação de 56,3% dos entrevistados. Nesse caso, a média de contratações para a temporada deve ficar em oito colaboradores por empresa.

Necessidades – A pesquisa apurou, também, as reivindicações e necessidades percebidas pelo empresariado hoteleiro do litoral catarinense. Conforme 75% dos entrevistados, o governo e as autoridades competentes não deram prioridade para corrigir aspectos de infra-estrutura ruins na temporada anterior, enquanto 24,2% disseram que sim. Metade dos empresários afirmou, também, que nesse ano não foi convidada para debater assuntos relacionados ao turismo.
Os pesquisados também elencaram as ações que seriam necessárias para tornar o turismo mais forte em Santa Catarina. Para 35,1% a prioridade é a divulgação como uma necessidade para alavancar o turismo catarinense, 33,6% melhora da infra-estrutura oferecida ao turista e 12,5% citaram o saneamento básico.

A expectativa por parte dos empresários é pela vinda de turistas das regiões Sul e Sudeste. Segundo 68,8%, devem predominar paulistas no litoral catarinense, enquanto 45,3% apostam nos gaúchos, 34,4% em paranaenses e 22,7% nos argentinos. Para o presidente da Fecomércio, Antônio Edmundo Pacheco, a pesquisa evidencia o entusiasmo dos hoteleiros e donos de pousada em virtude dos atrativos naturais do litoral e da estabilidade econômica do país. Ao mesmo tempo, fica claro o descontentamento do empresariado em virtude da falta de investimentos para desenvolvimento do turismo catarinense. “Essa análise é importante, porque mapeia a opinião de quem entende de turismo e hospitalidade na prática e serve de referência para futuras ações governamentais e iniciativas de entidades de classe”, afirma Pacheco.

(Del Mondo Estratégias de Comunicação / Ajori-SC, 07/12/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *